400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeito Cláudio Chumbinho e Secretário de Estado inauguram duas novas academias para terceira idade

Por Raíra Moerna em 27/09/2014
Imagem da Notícia: O Prefeito Cláudio Chumbinho e o Secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus von Seehausen, inauguraram, na última sexta-feira (26), duas novas academias ao ar livre destinadas aos idosos. Localizadas nos bairros Baixo Grande e São João, as unidades foram instaladas no município por meio da parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Governo do Estado, dentro do Projeto "3ª Idade Saudável 60+". As academias são as 68ª e 69ª implantadas no Estado do Rio de Janeiro. As inscrições permanecem abertas até o fechamento das turmas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 16h às 19h, nas duas unidades.

O Prefeito Cláudio Chumbinho e o Secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus von Seehausen, inauguraram, na última sexta-feira (26), duas novas academias ao ar livre destinadas aos idosos. Localizadas nos bairros Baixo Grande e São João, as unidades foram instaladas no município por meio da parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Governo do Estado, dentro do Projeto "3ª Idade Saudável 60+". As academias são as 68ª e 69ª implantadas no Estado do Rio de Janeiro. As inscrições permanecem abertas até o fechamento das turmas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 16h às 19h, nas duas unidades.


O funcionamento das academias será de segunda a sexta, em dois turnos, das 7h às 10h e das 16h às 19h. A capacidade de atendimento é de 240 pessoas, com possibilidade de aumentar o número de vagas, de acordo com a demanda de cada bairro. As turmas ainda estão sendo fechadas. Para se inscrever, basta apresentar os documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e atestado médico. No Baixo Grande, a unidade fica localizada na Praça Vereador José Prudêncio dos Santos, ao lado da Assembleia de Deus. Já no São João, a academia está instalada na nova entrada do bairro, às margens da RJ 140 com a Rua Juarez Távora. 


Na ocasião, o Prefeito Cláudio Chumbinho comemorou mais uma parceria de sucesso com o Governo do Estado. "É um momento de muita alegria para nós. Eu só tenho a agradecer ao Governo do Estado, a toda equipe de gestão, o secretariado, os coordenadores de bairro, e agradecer mais uma vez ao Secretário Marcus, que atendeu o nosso pedido, trazendo a terceira academia da terceira idade para o município, melhorando a qualidade de vida da população. À todos os aldeenses pelo apoio e carinho dado ao nosso governo. Estamos trabalhando muito com responsabilidade e transparência, cumprindo com os nossos compromissos junto à população. Eu tenho me dedicado dia a dia e peço também a contribuição de cada um de vocês para que fiscalize conosco, pois só assim vamos conseguir uma cidade melhor para todos nós. Eu tenho certeza que São Pedro da Aldeia está no caminho certo", disse. 


Cumprindo uma agenda de inaugurações nos municípios fluminenses, o Secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus von Seehausen, se mostrou feliz com a chegada do projeto ao município aldeense. "É um prazer imenso estar aqui inaugurando essas duas academias. Quero parabenizar o Prefeito Cláudio Chumbinho pela presteza, capricho e empenho em dar esse presente para os idosos. Esse projeto faz parte de uma série de iniciativas da nossa Secretaria. Já fizemos 93 mil atendimentos voltados para a terceira idade, e é muito importante que tenhamos o olhar voltado para a causa. O Estado do Rio de Janeiro está envelhecendo, hoje a população é de 13% de idosos. Até 2030, chegaremos a 30%. Parabéns a todos por essa conquista que o Estado oferece.  Esperamos que todos façam bom proveito", destacou. 


Moradora há mais de 60 anos do Baixo Grande, Lucila de Azevedo, de 64 anos de idade, elogiou a iniciativa da Prefeitura. "Essa academia era um desejo antigo dos moradores do bairro, a gente estava precisando. O Prefeito Cláudio Chumbinho está de parabéns, vai ser excelente para todos nós idosos", disse a aposentada, que veio acompanhada da amiga Neide Aud, de 69 anos. "A ginástica é fundamental para mim e agora com a academia aqui no bairro vai ser muito melhor. Esperamos que todos cuidem e preservem os aparelhos, para que a gente possa usar sempre", ressaltou. 


Quem também aprovou a chegada da unidade ao bairro foi a costureira Irineia Valadão, de 64 anos. Há 57 anos morando no São João, a moradora destacou a importância da academia na promoção da saúde. "Era tudo o que a gente precisava. Principalmente para mim, que sofro de diabetes hipertensão e problemas na coluna, o exercício físico é muito importante. Além disso, vai valorizar muito o nosso bairro. Só temos que agradecer ao Prefeito Cláudio Chumbinho", disse. 


Ambas as academias contarão com uma equipe multiprofissional para atender os participantes. Todas as atividades serão supervisionadas por profissionais de educação física, fisioterapeuta, técnico em enfermagem e agente educador (apoio). Os idosos receberão um kit composto por uma camiseta, filtro solar, garrafinha de água, toalha de rosto e boné. As unidades contam com equipamentos de bicicleta, massageador duplo, esquiador, exercitador de pernas, abdominal, extensão lombar e bancos de fixação. Segundo o professor de Educação Física, Rony Pacheco, da equipe de coordenação da academia do Baixo Grande, treinos funcionais com cargas livres e atividades aeróbicas serão incorporados aos exercícios nos aparelhos. "A nossa intenção é oferecer aulas dinâmicas e divertidas, sempre respeitando as necessidades de cada aluno. O objetivo é desenvolver as habilidades corporais, equilíbrio, capacidade física, cardiorrespiratória, aeróbica e o fortalecimento muscular. Vamos trabalhar também com alongamentos e relaxamentos, tudo com supervisão profissional", destacou. 


Participaram das solenidades de inauguração o Subsecretário de Estado, Júlio Bernardes, os secretários de Governo, Edmilson Bittencourt; de Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad; de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb, os subsecretários de Saúde, Dieimes Peixoto; Educação, Edlúcia Marques; de Ordem Pública, Jorge Ribeiro, o diretor de Serviços Públicos, Jaime Gomes, o presidente da Câmara, Guga de Mica, o vereador André de Gilson, os coordenadores de bairro, entre outras autoridades municipais.