400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeito Cláudio Chumbinho entrega posto de saúde do bairro São João totalmente reformado

Por Raíra Morena em 13/09/2013
Imagem da Notícia: Os moradores do bairro São João, em São Pedro da Aldeia, agora contam com um posto de saúde inteiramente reformado. O Prefeito Cláudio Chumbinho entregou, na tarde desta sexta-feira (13), a conclusão das obras de reforma geral da unidade. O posto passou por diversas intervenções que melhoraram a estrutura e as condições de atendimento: pintura geral, interna e externa, revitalização do muro de fachada, troca de pisos, portas, azulejos e telhas, serviços de manutenção geral e novas instalações elétricas. Com a reforma, o posto de saúde ganhou ainda novos portões de entrada, área de serviço, estacionamento e uma área externa coberta para atividades.

 

         Os moradores do bairro São João, em São Pedro da Aldeia, agora contam com um posto de saúde inteiramente reformado. O Prefeito Cláudio Chumbinho entregou, na tarde desta sexta-feira (13), a conclusão das obras de reforma geral da unidade. O posto passou por diversas intervenções que melhoraram a estrutura e as condições de atendimento: pintura geral, interna e externa, revitalização do muro de fachada, troca de pisos, portas, azulejos e telhas, serviços de manutenção geral e novas instalações elétricas. Com a reforma, o posto de saúde ganhou ainda novos portões de entrada, área de serviço, estacionamento e uma área externa coberta para atividades.

 

 

         De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, as melhorias no posto de saúde do bairro fazem parte de um planejamento de investimentos em todos os bairros do município. “O bairro São João é um bairro populoso e o posto de saúde estava em condições precárias, precisando dessas melhorias. E isso é só o início, tem muito mais por vir. Estamos trabalhando muito, vamos abrir a Juarez Távora e, assim, criar uma nova entrada para o bairro, estamos entrando com a pavimentação de ruas, também, vamos investir na educação”, disse.

 

 

 

         Ao todo, doze trabalhadores, entre pintores, pedreiros, carpinteiros, eletricistas e auxiliares estiveram envolvidos na obra. Para garantir a segurança dos profissionais de saúde e pacientes, os novos pisos instalados são de material antiderrapante. A sala de vacinação ganhou nova bancada de granito e a entrada, novos bancos. Todas as portas do interior da unidade foram trocadas. Também foram feitos serviços de manutenção elétrica e troca de lâmpadas.

 

 

O espaço externo, agora inteiramente nivelado e cimentado, recebeu sete luminárias novas e uma área coberta de 35 metros quadrados destinada aos trabalhos educativos e de prevenção à saúde, realizados pelo posto. O terreno ao fundo foi aterrado, nivelado e recebeu escadas de acesso. Foi criada, ainda, uma área para o armazenamento do compressor odontológico da unidade. A fachada do posto também recebeu atenção especial. Novos portões de madeira foram instalados e a calçada foi regularizada para a criação de um estacionamento, com capacidade para mais de cinco veículos.

 

 

Morador do bairro São João há 12 anos, Douglas Bretas elogiou a iniciativa da Prefeitura. “É uma grande vitória para a população que precisa e que usa esse serviço. Melhorou muito, ampliou o nosso posto de saúde. Agora vamos ter mais conforto. Com isso tudo, quem sai ganhando somos nós. A Prefeitura está de parabéns pela reforma, dando qualidade de vida para a população”, disse.

 

Estiveram presentes ainda, acompanhando a entrega das obras, o presidente da Câmara Municipal, Guga de Mica e os vereadores Franklin da Escolinha e André de Gilson.

 

O posto de saúde do bairro São João I é uma das 14 unidades do município que funcionam nos moldes do Programa de Saúde da Família. A Equipe de Saúde da Família (ESF) é composta por um médico generalista (clínico geral), que atende as quartas, quintas e sextas, um dentista, uma enfermeira, uma técnica em enfermagem e oito agentes comunitários de saúde, que fazem o serviço de busca ativa, cadastramento, acompanhamento familiar e produção do diagnóstico demográfico.

O posto de saúde disponibiliza as quartas, quintas e sextas, 20 fichas de marcação de consultas. Dessas, três são destinadas para casos de emergência. A unidade conta com oito ambientes, distribuídos em sala de curativos, de medicamentos, de vacinação, consultório odontológico, sala para atendimento do clínico geral, banheiro, cozinha e recepção.

A unidade também é atendida por uma equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que, em conjunto da equipe de referência do posto, realiza trabalhos educativos e de prevenção à saúde, tais como palestras de nutrição, campanhas de vacinação e encontros com grupos de diabéticos e hipertensos. Além disso, o posto conta com grupos de fisioterapia as terças e quintas, destinado a pacientes com encaminhamento médico.

 


Tópicos: Bairro São João , Posto de Saúde , Reforma