Agora o
município de São Pedro da Aldeia conta com um importante dispositivo de apoio e
atendimento aos empresários e contadores locais e de toda a Região dos Lagos e
Baixa Litorânea. A inauguração oficial da 22ª Delegacia Regional da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro
(Jucerja), que agiliza o processo de abertura e registro de empresas, aconteceu na manhã desta quarta-feira (26)
e contou com a presença do presidente do órgão, Carlos de La Rocque, do
Prefeito Cláudio Chumbinho, da primeira-dama Ester Marques, do vice-prefeito Iédio
Rosa, secretários, empresários e contadores do município e região. A Delegacia vai
funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na sede da Associação
Comercial, localizada à Rua Glória Lobo, nº 360, no Centro.
Para o Prefeito Cláudio Chumbinho, a implantação da Delegacia é mais uma importante vitória não só para o município, mas para toda a região. “Estou muito feliz pelo dia de hoje. Essa é mais uma grande conquista que vai beneficiar não só São Pedro da Aldeia, mas também os empresários de toda a região que antes tinham que se deslocar até a sede da Junta, no Rio de Janeiro, para concluir o processo de formalização. Nesses seis meses de governo, temos buscado parcerias com os governos Estadual e Federal e temos conseguido muitas realizações para nossa cidade. Agradeço à minha equipe de secretariado, que tem trabalhado com responsabilidade e compromisso com a população, ao presidente da Jucerja, Carlos de La Rocque e ao presidente da Associação de Contabilistas, Fernando Jr”, finalizou.
O presidente da Jucerja,
Carlos de La Rocque, destacou
a importância da Delegacia no contexto local e regional, destacando a localização
central de São Pedro da Aldeia e falou ainda sobre o novo sistema online de registro de empresas, o Registro Mercantil Integrado (Regin),
que deverá ser instalado até o final do ano. “Quando assumimos a Junta nós
fizemos um planejamento estratégico e uma das nossas prioridades era a
descentralização da Junta Comercial. Essa Delegacia vai ser extremamente
importante para toda a Região dos Lagos, vai suprir uma grande deficiência e
vai facilitar muito a vida dos empresários e contadores. Dentro do nosso
planejamento de informatização dos registros de empresas, até o final do ano
vamos instalar o Regin, que será um grande avanço para desburocratizar,
agilizar e dar transparência no trâmite dos processos. Tanto a implantação da
Delegacia como a Semana Empresa Bacana demonstram a vontade do Prefeito Cláudio
Chumbinho, em proporcionar o crescimento da cidade. São dois passos importantes
para o desenvolvimento de São Pedro da Aldeia”, ressaltou.
Para a contadora Cláudia Amorim, a instalação da Delegacia no município vai trazer uma série de benefícios e facilitar o acesso aos serviços de registro de empresas. “Para nós, que precisamos estar próximos aos empresários, nossos clientes, é de suma importância estar perto da Delegacia. É realmente uma vitória termos esse órgão à disposição e nós participamos efetivamente desse processo. Além de agilizar o prazo de formalização, cresce a credibilidade do contador e o acesso aos serviços. O Prefeito Cláudio Chumbinho tem buscado nos ouvir e aos empresários, atendendo aos nossos anseios. A Delegacia é mais uma prova do perfil empreendedor e da sensibilidade do nosso Prefeito”, disse.
Segundo o Secretário de Turismo e
Desenvolvimento Econômico, Sérgio Melo, a parceria com a Jucerja faz parte da
estratégia do governo municipal para facilitar a vida dos empreendedores locais
e incentivar a abertura de novas empresas. “Esse é mais um grande passo que
estamos dando em prol do desenvolvimento econômico de São Pedro da Aldeia. A
desburocratização dos serviços, o incentivo à formalização e a melhoria do
atendimento ao empresário tem sido uma das prioridades da nossa gestão. A
Delegacia vai minimizar uma série de transtornos no que se refere aos custos de
deslocamento e custos para os empresários e contadores. Essa é mais uma ação do
governo em prol do fortalecimento da economia e que também vai contribuir para
a geração de novos empregos e renda para a população”, ressaltou.
A implantação
da Delegacia traz vantagens como a desburocratização dos processos, o
julgamento mais ágil e a comodidade para empresários, não sendo necessário o
deslocamento até à seda da Junta, na cidade do Rio de Janeiro, para que seja
feito o protocolo. Inicialmente,
10 servidores municipais vão trabalhar na Delegacia, dentre eles cinco
atendentes e cinco julgadores. Todos os profissionais receberam prévio
treinamento e capacitação para garantir a qualidade do atendimento na unidade.
“São profissionais de Administração e Direito que vão receber os empresários e contadores do município e da região de acordo com cada necessidade, seja para a abertura ou alteração de empresas, registros dos livros fiscais, obtenção e alteração do CNPJ e inscrição Estadual, entre outras demandas”, destacou a diretora de Apoio Empresarial e coordenadora da Delegacia, Ivonete Santos. A sala informatizada de atendimento fica no primeiro piso. Há ainda uma sala específica para os julgadores e outra para a coordenação.
Vale lembrar que, atualmente, São Pedro da Aldeia é o terceiro colocado no ranking de micro e pequenas empresas formalizadas da Baixada Litorânea, com 2.926 formalizadas e 1.301 já com alvará. Estiveram presentes à inauguração os secretários de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Melo, de Governo, Edmilson Bittencourt, de Urbanismo, Julio César Berlandi, de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, o assessor da presidência da Jucerja, Delmir Custódio, o presidente da Associação Comercial, Turística, Industrial e Agrícola, Joaquim Marins, o vice-presidente do Conselho Regional de Contadores, Cláudio Vieira, a diretora de Apoio Empresarial e coordenadora da Delegacia, Ivonete Santos, o diretor de Desenvolvimento Econômico, Gilson Brandão, a gerente regional do Sebrae da Baixada Litorânea, Ana Cláudia Melo, a analista do Sebrae, Laila Kallab, a controladora-geral do município, Luciana Leite, membros da Associação de Contadores de São Pedro da Aldeia (Aconta), entre outras autoridades.