400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeito Cláudio Chumbinho inaugura primeira academia popular de São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena / Fotos: Pierre Sampaio em 14/05/2013
Imagem da Notícia: O espaço, denominado academia “Viver Bem”, foi entregue oficialmente à população em meio à presença de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, do vice-prefeito Iédio Rosa e da sociedade civil. O evento fez parte do calendário de comemorações pelo aniversário de 396 anos de fundação da cidade.

Agora os aldeenses contam com um novo espaço para a prática de atividades físicas regulares na orla da Praia do Centro. O Prefeito Cláudio Chumbinho, acompanhado da primeira-dama Ester Marques, inaugurou na tarde dessa terça-feira (14), a primeira academia popular do município, ao lado do Centro de Informações Turísticas. O espaço, denominado academia “Viver Bem”, foi entregue oficialmente à população em meio à presença de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, do vice-prefeito Iédio Rosa e da sociedade civil. Na ocasião, foi feita a demonstração dos aparelhos, todos confeccionados em aço inoxidável, modernos e resistentes às chuvas, sol e maresia. O evento fez parte do calendário de comemorações pelo aniversário de 396 anos de fundação da cidade.



Em seu discurso de abertura, o Prefeito Cláudio Chumbinho destacou o esforço em conjunto com o secretariado e governos Estadual e Federal para trazer grandes projetos para a orla de São Pedro da Aldeia. “Temos trabalhado muito e buscado parcerias para trazer investimentos para o nosso município. Hoje estivemos com o governador Sérgio Cabral, que já bateu o martelo: em agosto as obras da nossa orla serão licitadas. Essa é mais uma vitória para o nosso município e eu sempre digo que sozinho não fazemos nada. Isso é fruto de muito esforço, do compromisso e da dedicação de toda a equipe. Sabemos que os desafios são muitos, mas todos juntos, com o apoio da população, vamos conseguir que São Pedro da Aldeia entre no tempo de viver bem”, disse o Prefeito, que aproveitou para informar que outras academias populares deverão ser instaladas em bairros de grande fluxo, como São João e Campo Redondo.



De acordo com o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt, a inauguração das instalações da academia faz parte de um amplo planejamento da atual gestão, visando o incentivo ao esporte, ao lazer e à prática de atividades físicas. “Estamos muito felizes em entregar à população aldeense esse espaço dedicado ao cuidado do corpo e da saúde como um todo, que vai permitir que a população, independente da idade, faça exercícios físicos regularmente. O nosso olhar tem sido ampliado não só para o Centro, mas também para os bairros. Temos projetos importantes dentro das escolas, como o núcleo de esportes do Alecrim, trabalhando pela formação de times com os alunos. Isso tudo faz parte de uma política de incentivo à prática de atividades físicas e esportivas, que estamos implantando desde o início do governo, com o incentivo total do Prefeito Cláudio Chumbinho e o empenho de toda a equipe da Secretaria”, ressaltou.



O horário de funcionamento da academia será dividido em três turnos, sempre de segunda a sexta-feira. De manhã, das 7h às 13h, à tarde, das 16h às 18h e à noite, das 18h às 22h. Todos os alunos serão supervisionados diariamente por professores de educação física. A regulação do acesso será feita a partir da apresentação da carteirinha de identificação com foto e nome completo. No ato da inscrição, o aluno deverá especificar os dias da semana que deseja malhar, que pode ser toda segunda, quarta e sexta ou toda terça e quinta. O tempo máximo estipulado para o uso é de 2h para cada usuário. “Desse modo vamos organizar o serviço e permitir que todos tenham o acompanhamento profissional adequado, evitando lesões musculares e o uso incorreto dos aparelhos”, destacou o coordenador da academia, Rodrigo Marinho.



As inscrições para participar da academia continuam abertas e podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h, na sede da Subsecretaria de Cultura,  Esportes e Lazer, que fica na Rua Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Os interessados deverão comparecer com originais e cópias dos documentos de identidade, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e atestado médico atualizado (válido por seis meses). A idade mínima para participar é de 16 anos. Menores de idade devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.

Estiveram presentes à solenidade de inauguração o Presidente da Câmara Municipal, Guga de Mica, o Chefe Municipal de Segurança Pública, coronel João Bosco, o coordenador-geral da Defesa Civil, Wilson Dantas, a controladora-geral do município, Luciana Leite, os secretários municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Melo; de Fazenda, Marco Antônio Santos; de Saúde, Analice Martins; de  Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho;  de Governo, Edmilson Bittencourt; de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu; de Urbanismo, Júlio César Berlandi; de Administração, Antônio Carlos Teixeira; de Projetos, Cláudia Magalhães, o Secretário Adjunto de Serviços Públicos, Volmar Madruga Vaz, o Subsecretário de Esporte e Lazer, Rafael Mendes, a Subsecretária de Educação, Edlúcia Marques, os diretores municipais de Turismo, Luiz Carlos Cruz; Trabalho e Renda, Vanuza de Arruda; de Apoio Empresarial, Ivonete Santos e de Desenvolvimento Econômico, Gilson Brandão, os vereadores Chiquinho de Dona Chica, André de Gilson e Robinho do Raio X, além do tenente Gusmão, que compareceu representando o comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, o capitão de mar e guerra Franklin Nogueira.

Tópicos: Cidadania , Lazer , Esporte , Ginástica , Academia Popular