400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeito Cláudio Chumbinho participa de missa solene em ação de graças pelo aniversário da cidade

Por Raíra Morena / Fotos: Fernando Chaves em 20/05/2013
Imagem da Notícia: O Prefeito Cláudio Chumbinho, a primeira-dama Ester Marques e o vice-prefeito Iédio Rosa participaram, na manhã desse domingo (19) na Igreja Matriz, da missa solene em ação de graças pelo aniversário de 396 anos de São Pedro da Aldeia. Centenas de fiéis compareceram à Paróquia São Pedro para acompanhar a celebração de Pentecostes, presidida pelo padre Ângelo Silva. A solenidade contou ainda com a presença dos secretários municipais de Educação, Evaldo Bittencourt, de Urbanismo, Júlio César Berlandi, do presidente da Câmara Municipal, Guga de Mica, da Subsecretária de Educação, Edlúcia Marques, entre outras autoridades.

            O Prefeito Cláudio Chumbinho, a primeira-dama Ester Marques e o vice-prefeito Iédio Rosa participaram, na manhã desse domingo (19) na Igreja Matriz, da missa solene em ação de graças pelo aniversário de 396 anos de São Pedro da Aldeia. Centenas de fiéis compareceram à Paróquia São Pedro para acompanhar a celebração de Pentecostes, presidida pelo padre Ângelo Silva. A solenidade contou ainda com a presença dos secretários municipais de Educação, Evaldo Bittencourt, de Urbanismo, Júlio César Berlandi, do presidente da Câmara Municipal, Guga de Mica, da Subsecretária de Educação, Edlúcia Marques, entre outras autoridades.

         


            Para o Prefeito Cláudio Chumbinho, o momento é de agradecer pelas vitórias alcançadas. “Hoje viemos para agradecer a Deus por tudo o que temos conquistado para o nosso município nesses 100 dias de governo. Estamos trabalhando muito, diariamente, para colocar São Pedro da Aldeia no tempo de viver bem. Hoje é um momento de agradecer a Deus por todas essas conquistas e de pedir saúde e sabedoria para enfrentarmos os muitos desafios que estão por vir”, disse.



Para uma igreja lotada, o pároco Helcimar Sardinha proferiu uma emocionante homilia, em referência ao Evangelho segundo São João. O padre começou fazendo um contraponto entre as experiências da confusão da Torre de Babel e a comunhão de Pentecostes, quando todos se entendem e permanecem unidos pelo Espírito Santo. O pároco levou os fiéis a refletir sobre a união entre as igrejas, sobre a história do padroeiro da cidade, São Pedro, e finalizou chamando a atenção para o momento de transformações. “Em Pentecostes, além de unir as línguas, esse tempo pega o que é velho e transforma em novo, porque o Espírito Santo nos restaura. Que Ele desça sobre a nossa cidade, nossas autoridades, nossas famílias e nossos corações”, disse.



Logo após, foram feitas as preces da Assembleia e, em seguida, o Prefeito Cláudio Chumbinho e o vice-prefeito Iédio Rosa participaram da liturgia eucarística. Nos momentos finais da celebração, o pároco leu para toda a comunidade uma carta às autoridades, pedindo a intercessão do padroeiro São Pedro pelo município. “Nossa querida cidade comemora mais um aniversário de fundação. É um momento para todos nos alegrarmos. São Pedro da Aldeia nasceu sob o signo da Cruz, acolhendo povos diferentes entre si, em etnias e culturas, compondo uma região rica em tradições e valores históricos. Hoje o nosso município precisa projetar-se no futuro, trazendo junto de si seu passado de terras verdes, lagoa saudável, pescadores felizes e um clima sereno e religioso. Agradecemos a Deus pela criação desta terra, aos jesuítas pela escolha deste lugar, e a todos os homens e mulheres que amaram e amam São Pedro da Aldeia”, declarou.


A missa foi encerrada com a benção final do padre Helcimar, acompanhado do diácono Alessandro Silva, que pediu que todos os fiéis erguessem suas mãos em intercessão a Deus pelas as autoridades municipais presentes. O hino da cidade, entoado pelo Ministério da Música da Paróquia, foi o escolhido como canto final. Também participou da missa o presidente do Previspa, Mário César.

Tópicos: Igreja Matriz , Missa , Religioso , 396 anos