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Prefeito Cláudio Chumbinho participa de reunião sobre educação no Palácio da Guanabara
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Por Renata Souza em 28/05/2013

O Prefeito Cláudio Chumbinho participou da reunião com o Governador Sérgio Cabral, Prefeitos e Secretários de Educação no Salão Nobre do Palácio Guanabara, que teve como objetivo incentivar a adesão das prefeituras ao Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro – SAERJ. A reunião contou também com a presença do Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt.

O prefeito disse que esse é um grande passo para melhorar a qualidade do ensino público. Sérgio Cabral pediu que cada secretário presente na reunião entrasse em contato com o secretário das cidades que ainda não aderiram ao sistema. São Pedro da Aldeia aderiu ao SAERJ em abriu, deste ano. Atualmente, 57 dos 92 municípios fluminenses já utilizam a avaliação que monitora a qualidade do ensino na rede pública.

 

 

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia, Evaldo Bittencourt, foi convidado para falar em nome dos secretários municipais de educação. Evaldo enfatizou a importância do sistema para a produção de um diagnóstico mais preciso na qualidade do ensino público. Para ele, esse é um método de avaliação maravilhoso oferecido pelo Estado. “São Pedro da Aldeia não teria condições de criar e custear por conta própria um sistema assim”, disse.

 

O Saerj, criado em 2008, avalia o desempenho em Língua Portuguesa e em Matemática. Os testes são aplicados anualmente para o 5º ano e o 9º anos do Ensino Fundamental, a 3ª série do Ensino Médio, o 4º ano do Curso Normal, fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e concluintes do Programa Autonomia.

Já o Saerjinho é aplicado bimestralmente, desde 2011, para estudantes do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio regular, do Curso Normal, e fases específicas da EJA, da Nova EJA e do Programa Autonomia, com o objetivo de acompanhar o rendimento dos estudantes durante o ano letivo, identificando e corrigindo as dificuldades encontradas. Além das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, os alunos do Ensino Regular também são avaliados em Ciências (Ensino Fundamental) ou Química; Física e Biologia (Ensino Médio); História e Geografia.

 

 

Os resultados apontam a eficiência e a qualidade do trabalho desenvolvido em cada unidade escolar e são aproveitados nas diversas instâncias do sistema de ensino. Com este retrato é possível, por exemplo, ajustar as práticas docentes à realidade dos estudantes e traçar políticas públicas de melhoria da qualidade da Educação Básica. Na avaliação, são considerados alguns indicadores, como o quantitativo de alunos que realizaram o teste, a proficiência média alcançada pela escola e o percentual de alunos distribuídos pelos níveis da escala de proficiência (baixo, intermediário, adequado e avançado).

 

 

 

 

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