400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeito Cláudio Chumbinho participa de sessão solene comemorativa ao aniversário da cidade

Por Mônica Marins em 16/05/2013
Imagem da Notícia: Um dos momentos mais emocionantes da festa foi quando o ex-prefeito e médico Dárcio Leão recebeu a Comenda do Mérito Legislativo: ele foi aplaudido de pé.

O Prefeito Cláudio Chumbinho e o vice-prefeito Iédio Rosa participaram, na noite desta quarta-feira (15), da sessão solene comemorativa ao aniversário de 396 anos da cidade. O evento, realizado pela Câmara de Vereadores, foi marcado pela emoção e entrega de homenagens a diversas personalidades com o Título de Cidadão Aldeense (24), Medalha Mérito Brigadeiro Lafayette Cantarino Rodrigues de Souza (08) e Comenda do Mérito Legislativo (4). A primeira-dama da Câmara, Beatriz Leite, a primeira-dama do município, Ester Marques, as secretárias municipais, esposas e mães dos vereadores receberam corbelhas de flores.  Um dos momentos mais emocionantes da festa foi quando o ex-prefeito e médico Dárcio Leão recebeu a Comenda do Mérito Legislativo: ele foi aplaudido de pé.
Em seu discurso, o Prefeito Cláudio Chumbinho disse que se sentia honrado por voltar à tribuna da Câmara, desta vez na condição de Chefe do Executivo.  Ele fez menção aos cem dias de governo. “Têm sido dias de muita luta e de trabalho transparente na busca de parcerias com o governo do Estado e com o governo Federal”, disse.  Chumbinho agradeceu o apoio da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e apresentou algumas das suas conquistas à frente da Prefeitura: o Polo Automotivo, a Marina Pública, a vinda do frigorífico Boibom para a cidade, o Polo Industrial e a Academia Popular. Chumbinho destacou também o aumento de 14% no salário dos servidores efetivos da Educação e 10% para os demais funcionários, anunciado há poucas horas no Teatro Municipal.  A respeito das obras na cidade, o Prefeito informou que já fez 53 licitações de praças e que três creches e três postos de saúde serão licitados nas próximas semanas.
O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor Evaldo Bittencourt agradeceu ao Presidente do Legislativo, Guga de Mica, e aos demais vereadores o reconhecimento e a aprovação dos nomes dos cidadãos condecorados com a Comenda do Mérito Legislativo e disse que todos se sentiam muito honrados.  Ele agradeceu a Deus, à família e aos companheiros de trabalho pelo apoio em suas ações à frente da Secretaria. Ao Prefeito Cláudio Chumbinho, ele agradeceu pela confiança. Antes de encerrar, Evaldo pediu aplausos para a equipe da Secretaria de Educação. “Ninguém faz nada sozinho”, finalizou.
Na oportunidade, o Prefeito Cláudio Chumbinho compartilhou com os presentes o êxito obtido junto ao Governo do Estado ao trazer para São Pedro R $37.000.000,00 (trinta e sete milhões de reais) para investimentos no Meio Ambiente e R$ 8.000.000,00 para a Lagoa Araruama. De acordo com Chumbinho, a recuperação da lagoa é a principal bandeira da Região dos Lagos.  A cidade receberá também um valor de sete milhões do Estado para obras e outros 30 milhões de verba do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.
O Prefeito disse que a saúde continua sendo o principal desafio, mas afirmou que acredita na criação do consórcio de saúde para ajudar a minimizar os problemas, uma vez que cada município consorciado seria responsável por uma especialidade. Ele anunciou para breve a vinda do Senac e do Senat para São Pedro da Aldeia, a criação do primeiro Parque Natural e a desapropriação da área da praça do bairro São João. Chumbinho concluiu dizendo que o saldo dos primeiros meses de governo é muito positivo. “Quero deixar a marca do trabalho, da lealdade e da transparência. Quero a parceria e a fiscalização da população”, finalizou.
O pastor Isaías Duarte falou em nome dos agraciados com o título de Cidadão Aldeense. O reverendo agradeceu a homenagem e disse que São Pedro da Aldeia será exemplo para outras cidades. O historiador e presidente da Casa de Vital Brazil, o professor Érico Teixeira Vital Brazil, agradeceu a homenagem recebida e disse que falar de história é falar da memória de São Pedro da Aldeia. Ele afirmou ter consciência de que naquele momento todos os agraciados estavam fazendo história e encerrou dizendo que é um privilégio enorme receber o título de Cidadão Aldeense. Estiveram presentes à solenidade secretários municipais e vereadores.

Tópicos: Sessão Solene , comemorações do 396º aniversário de São Pedro da Aldeia