Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeito Cláudio Chumbinho recebe comissão para esclarecer transposição de efluentes
RSS
Por Renata Souza e Renato Silveira em 18/06/2013

 

O Prefeito de São Pedro da Aldeia e Presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Cláudio Chumbinho, recebeu nessa terça-feira, 18, uma comissão do município de Armação dos Búzios formada pelo vice-prefeito, Carlos Aberto Muniz, o presidente da Câmara, Leandro Pereira, o vice-presidente da Câmara, Felipe Lopes, representantes da sociedade civil, dentre outros. O encontro foi para esclarecer a implementação da transposição dos efluentes das estações de tratamento de esgotos dos municípios de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. A reunião resultou na elaboração de um documento que será encaminhado ao Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João.



Durante a reunião todos os pontos colocados por cada membro da comissão foram esclarecidos pelo secretário executivo do Consórcio, Mário Flávio e pela Secretária de Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad. Principalmente, o fato de os Rios Papicu e Flexeira, onde é previsto o deságue dos efluentes tratados, não se ligarem mais fisicamente com o Rio Una.


De acordo com Chumbinho, o Consórcio Lagos São João luta pela região e não só por São Pedro da Aldeia. “O consórcio é para lutar por todos os municípios e é isso que nós estamos fazendo. Queremos o bem da nossa região, essa é a principal proposta do consórcio e não iremos nunca apoiar uma lei que prejudique qualquer cidade”, disse.


Dentre os itens inseridos no documento estão à transformação das Estações de Tratamento (ETEs) de São José e Jardim Esperança em terciárias; o monitoramento em tempo real do funcionamento das ETEs da Região dos Lagos; aditivo ao contrato de concessão da Prolagos permitindo a captação de recursos federais e estaduais; a realização de estudos ambientais e audiências públicas antes da desativação da ETE da Praia do Siqueira; educação ambiental dos estudantes da rede pública explicando o processo de transposição; reunião com os Ministérios Públicos Estadual e Federal sobre as questões legais da transposição e a visita às áreas onde desaguarão os efluentes da transposição.


De acordo com a secretária Adriana Saad, essa visita acontecerá na próxima segunda-feira (24), com os representantes da Comissão de Búzios. Com isso, a audiência pública que aconteceria no dia 26 foi transferida para o mês de julho, ainda sem data definida.


“Essa mudança de data se faz necessária também, pois o documento elaborado durante a reunião será apresentado no dia 28 de junho, na próxima reunião do Comitê de Bacias”, explicou Adriana.



A reunião contou ainda com a presença do vice-prefeito, Iédio Rosa, o vereador Zezinho, o Presidente da Câmara de vereadores de São Pedro da Aldeia, Guga de Mica e o secretário de Governo, Edmilson Bittencourt.

 

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086