400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeito Cláudio Chumbinho recebe comitiva franco-gaúcha em seu gabinete

Por Gabrielly Costa em 19/06/2015
Imagem da Notícia: O Prefeito de São Pedro da Aldeia e Presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Cláudio Chumbinho, recebeu em seu gabinete uma comitiva franco-gaúcha formada por representantes de comitês de bacia hidrográfica (CBH) do Rio Grande do Sul, São Paulo e França. A visita teve como objetivo conhecer todo o processo de gestão do CILSJ como agência delegatária de comitês de bacias hidrográficas. Participaram da reunião a secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Adriana Saad, e representantes do Consórcio.

O Prefeito de São Pedro da Aldeia e Presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Cláudio Chumbinho, recebeu em seu gabinete uma comitiva franco-gaúcha formada por representantes de comitês de bacia hidrográfica (CBH) do Rio Grande do Sul, São Paulo e França. A visita teve como objetivo conhecer todo o processo de gestão do CILSJ como agência delegatária de comitês de bacias hidrográficas. Participaram da reunião a secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Adriana Saad, e representantes do Consórcio.



"Como Presidente do CILSJ, faço a parte de articulação para buscar recursos e oferecer todo o apoio ao Consórcio, que conta com uma parte técnica muito qualificada. O trabalho é difícil, mas está sendo feito com muita responsabilidade. Estamos na gestão da cidade há dois anos e seis meses e temos lutado muito, buscando parcerias para salvar a nossa lagoa. São Pedro da Aldeia foi a primeira cidade da Região a aprovar na Câmara Municipal o financiamento junto com a Prolagos para adiantar as obras de saneamento em torno da lagoa, mas não depende só de nós. Os municípios vizinhos precisam firmar um compromisso com o meio ambiente, por isso, o Consórcio está cobrando e fiscalizando", declarou o Prefeito e Presidente do CILSJ Cláudio Chumbinho. 



O encontro abordou características do Consórcio Intermunicipal, oficializado em 1999, do Comitê de Bacia Hidrográfica e das câmaras técnicas dentro do CBH, aplicação e distribuição financeira, além do Plano de Bacia, instrumento da Política de Gestão de Recursos Hídricos. Também foram abordadas questões referentes às ações do Governo em prol do meio ambiente, recebimento de ICMS Verde e o projeto de saneamento da Lagoa de Araruama, que visa fechar o cinturão de proteção da laguna.



Secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Adriana Saad falou sobre o encontro. "A presença da comitiva aqui em São Pedro da Aldeia é o reconhecido de uma gestão com anos de competência, que é aprimorada e apoiada pelo Prefeito Cláudio Chumbinho. O comitê de bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul é enorme e conta inclusive com o apoio da França, mas eles não têm uma gestão sobre os recursos hídricos. O modelo do Consórcio Intermunicipal Lagos São João é reconhecido internacionalmente, então eles vieram aqui com o objetivo de conhecer melhor essa gestão. O grupo veio para o município direto do Rio de Janeiro e também visitou a nossa Secretaria, onde foi explicado o processo de gestão", disse.




Em parceria com a concessionária Prolagos, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia já deu início ao projeto de saneamento da Lagoa de Araruama, que visa fechar o cinturão de proteção da laguna. A ação é uma iniciativa do Governo do prefeito Cláudio Chumbinho, que buscou apoio da Secretaria de Estado do Ambiente do RJ, no primeiro ano de gestão, para realizar a obra. O valor de 10 milhões de reais será pago à empresa responsável após a conclusão das obras, com recursos do ICMS Verde, arrecado pelo município, em sete prestações anuais. Leis Municipal e Estadual autorizam o convênio. Os pontos trabalhados no projeto são: Mossoró, Ponta da Areia, Baleia, Praia Linda, Centro, Canal do Mossoró, Maracanã e Camerum.