400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeito Claudio Chumbinho recebe o SEPE no gabinete

Por Mônica Marins em 27/02/2014
Imagem da Notícia: A reunião com o prefeito Claudio Chumbinho foi na última terça-feira (25) em seu gabinete. O chefe do Executivo, juntamente com o secretário de Educação Evaldo Bittencourt, a secretária adjunta Edlúcia Marques e a diretora de Recursos Humanos da Secretaria de Educação Ana Laura Machado Pereira recebeu os representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) da Costa do Sol para discutir os motivos apresentados pelo sindicato para a convocação de uma paralisação por 24 horas no dia 26 de fevereiro.

A reunião com o prefeito Claudio Chumbinho foi na última terça-feira (25) em seu gabinete. O chefe do Executivo, juntamente com o secretário de Educação Evaldo Bittencourt, a secretária adjunta Edlúcia Marques e a diretora de Recursos Humanos da Secretaria de Educação, Ana Laura Machado Pereira recebeu os representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) da Costa do Sol para discutir os motivos apresentados pelo sindicato para a convocação de uma paralisação por 24 horas no dia 26 de fevereiro.

O sindicato alegou que houve rompimento por parte do governo municipal nas negociações iniciadas no ano passado para discutir o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria e por isso a categoria decidiu em assembleia pela paralisação das atividades. Entre as reivindicações dos professores está a redução da carga horária dos professores.

O secretário Evaldo Bittencourt informou que o governo municipal não rompeu com o SEPE. Ele disse que houve uma desmobilização natural por conta do período do final do ano e das férias em janeiro, o que prejudicou a realização das reuniões. Ele acrescentou que em nenhum momento a atual gestão se negou a conversar com o sindicato: “Estamos sinalizando concretamente que queremos estar junto com o sindicato em prol da categoria e da qualidade da educação, afirmou.

A diretora do sindicato Narcisa Maria da Conceição informou que o anseio da categoria está na proposta apresentada pelo sindicato e que ainda há alguns pontos para serem discutidos com o governo municipal.   

O prefeito Claudio Chumbinho falou da transparência com que tem trabalhado e disse que sempre esteve disposto a dialogar com os representantes de todas as categorias: “Precisamos nos reunir para buscar o melhor para os servidores municipais. Eu sei que temos que investir na educação e tenho me empenhado para isto”, finalizou o prefeito.

secretário Evaldo Bittencourt reafirmou o compromisso de manter uma agenda de negociações com o sindicato até julho deste ano, para a elaboração do PCCR e confirmou a inclusão de todos os profissionais da educação.  Ao ser questionado sobre a realização do concurso público para a categoria o secretário informou que a previsão da secretaria de Administração é de que aconteça em maio de 2014.

Profissionais da educação fazem manifestação em frente à prefeitura

Profissionais da educação de São Pedro da Aldeia fizeram na manhã dessa quarta-feira (26) uma manifestação pacífica em frente à prefeitura de São Pedro da Aldeia.

Após ouvir as reivindicações da categoria feitas pelos representantes do SEPE o secretário Evaldo Bittencourt falou aos servidores em nome do prefeito Claudio Chumbinho. Ele relembrou que o governo municipal vem mantendo uma agenda permanente com o SEPE e falou do cumprimento da lei que estabelece o Piso Salarial Nacional desde 2013, com reajuste de 14% concedido à categoria em junho do ano passado. Evaldo lembrou ainda que em 13 meses de governo os professores tiveram 24% de reajuste. “Recentemente o prefeito enviou uma mensagem para a Câmara de Vereadores, concedendo reajuste de 10% para a categoria, que sairá no contracheque de abril retroativo a janeiro de 2014”, disse.

Evaldo deixou claro que há uma vontade firme do prefeito no sentido de manter os encontros da comissão mista , composta por representantes do SEPE, docentes e funcionários das escolas e do Governo Municipal (secretarias de Educação, Administração, Fazenda, Governo e Gestão Estratégica) para estudar as propostas do PCCR até julho e, no segundo semestre,  ter o novo plano aprovado pela Câmara Legislativa e transformado em lei municipal. O secretário negou a ruptura das negociações, alegada pelo sindicato, e informou que todas as reivindicações feitas pelos professores serão ouvidas e estudadas pela administração municipal.

Ao finalizar Evaldo Bittencourt reafirmou o compromisso do prefeito Claudio Chumbinho de abrir o gabinete para receber cada funcionário. Ele concluiu dizendo que sindicato e governo têm um objetivo em comum que é a educação de qualidade, “que passa também pela valorização dos profissionais”.

O SEPE terá nova reunião com o prefeito Claudio Chumbinho no dia 11 de março, às dez horas.

No final da tarde foi realizada, na Casa do Educador, a reunião da comissão mista de estudo do PCCR. A comissão voltará a se reunir no dia 25 de março às 17h30.