400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeito Cláudio Chumbinho recebe representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Por Raíra Morena em 03/02/2014
Imagem da Notícia: O Prefeito Cláudio Chumbinho recebeu, em seu gabinete, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um dos órgãos financiadores das obras de urbanização da orla histórica de São Pedro da Aldeia, a orla Beato Anchieta, que também será cosntruída com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Na ocasião, foram apresentadas ao BID as ações propostas no projeto executivo da nova orla da Praia do Centro, bem como os avanços da gestão municipal no desenvolvimento do setor, possíveis graças às parceria com os governos Federal e Estadual. Ao término da reunião, o grupo seguiu para uma visitação técnica in loco em toda a região histórica central do município, que em breve receberá as obras de revitalização. A reunião contou com a participação do Subsecretário de Urbanismo e coordenador do Prodetur-RJ, Vicente Loureiro, do Diretor de Planejamento e Projetos da TurisRio, Cesar Werneck, representando o Secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, além dos secretários municipais de Governo, Edmilson Bittencourt e Urbanismo, Júlio César Berlandi e do Secretário Adjunto de Turismo, Sérgio Melo.

O Prefeito Cláudio Chumbinho recebeu, em seu gabinete, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um dos órgãos financiadores das obras de urbanização da orla histórica de São Pedro da Aldeia, a orla Beato Anchieta, que também será construída com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Na ocasião, foram apresentadas ao BID as ações propostas no projeto executivo da nova orla da Praia do Centro, bem como os avanços da gestão municipal  no desenvolvimento do setor, possíveis graças às parceria com os governos Federal e Estadual. Ao término da reunião, o grupo seguiu para uma visitação técnica in loco em toda a região histórica central do município, que em breve receberá as obras de revitalização.  A reunião contou com a participação do Subsecretário de Urbanismo e coordenador do Prodetur-RJ, Vicente Loureiro, do Diretor de Planejamento e Projetos da TurisRio, Cesar Werneck, representando o Secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, além dos secretários municipais de Governo, Edmilson Bittencourt e Urbanismo, Júlio César Berlandi e do Subsecretário de Turismo, Sérgio Melo.


Segundo o Prefeito Cláudio Chumbinho, a vinda dos técnicos do BID ao município marca uma etapa importante no processo de execução das ações para a construção da nova orla aldeense. "Estamos avançando mais uma etapa para a realização desse grande projeto que é a obra da Praia do Centro, que vai beneficiar não só São Pedro da Aldeia, mas a região como um todo, criando um novo espaço de lazer e de cultura para turistas e população, e aproveitando todo o potencial turístico da Lagoa. Agradeço muito a parceria com o Governo do Estado, Federal e o BID que vão possibilitar a recuperação de um dos pontos turísticos mais lindos de São Pedro da Aldeia", disse.


No projeto apresentado às consultoras do Banco, Annette Killmer e Adela Moreda, estão previstas três principais áreas de intervenções integradas: a urbanização da orla do Centro Histórico, que seguirá da Praça Hermógenes Freire da Costa, a Praça das Águas, até a Travessa Getúlio Vargas, totalizando cerca de 1km de extensão em intervenções; a orla de acesso à cidade na Praia do Centro, que receberá 1.600 metros de calçadão e equipamentos turísticos; e o trecho que receberá a Marina Pública. 


Todo o projeto foi concebido atendendo às legislações de proteção socioambientais e histórico-culturais do município, segundo as normativas do Governo do Estado e em atenção às demandas do BID, como por exemplo, a existência de um sistema de tratamento de esgoto, equipe de manutenção e de gestão dos investimentos, estudos detalhados sobre os impactos na maré, Centro de Informações Turísticas, que o município já possui e que será revitalizado por ocasião do projeto da orla, entre outras prerrogativas necessárias para a execução da obra.


Segundo o Secretário de Estado de Urbanismo e coordenador do Prodetur-RJ, Vicente Loureiro, todos os detalhes e elementos complementares restantes deverão ser acertados até o dia 25 de fevereiro. "Estamos com o projeto básico bastante avançado, faltam alguns detalhes da infraestrutura, mobiliário urbano, entre outras informações que serão preparadas nos próximos meses para darmos início a novas etapas e, finalmente, ao processo licitatório", ressaltou. De acordo com o cronograma do Governo do Estado, as obras têm prazo de execução de onze meses. 


Ainda segundo Vicente, a estratégia do Governo do Estado, junto à administração municipal, é criar novos atrativos turísticos para São Pedro da Aldeia, elevando o padrão do turismo e ampliando a taxa de permanência de turistas e veranistas em toda a região. "Tendo em vista os grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a intenção do Programa é desenvolver os destinos turísticos do Rio de Janeiro e São Pedro da Aldeia era um produto de grande importância, de grande força e carisma, que merecia esse tratamento especial, principalmente depois do esforço do Prefeito Cláudio Chumbinho como presidente do Consórcio Lagos São João, em melhorar as condições da Lagoa. Com isso, a nossa estratégia é aumentar a frequência dos visitantes e dar a oportunidade a turistas e população de usufruir das belezas e se relacionar melhor com a Lagoa", ressaltou.

Visando a exploração dos esportes náuticos e o aproveitamento da paisagem natural, a orla ganhará um cais e um píer, com pontos de partida para barcos, iluminação cenográfica, quiosques, parquinhos infantis, entre outros tratamentos urbanos e paisagísticos. Além disso, toda a fiação aérea será transformada em subterrânea. Na Praia do Centro, haverá melhorias em todo o trecho do entorno da Lagoa, com a construção de um calçadão, rampas de acessibilidade, mobiliários, bicicletários, locais de paisagismos, quiosques e instalação de árvores, coqueiros e iluminação adequada.


Destacando a importância da construção da nova orla no contexto da Região dos Lagos, o Secretário Adjunto de Turismo, Sérgio Melo, posicionou o BID sobre as melhorias do cenário do turismo aldeense, possíveis graças ao empenho do Poder Público em buscar parcerias com os governos Federal e Estadual para a captação de recursos, as perspectivas de investimento para o setor e a estratégia em atuar em sinergia com os municípios vizinhos. 

"A ideia é que possamos criar um roteiro turístico nessa microrregião, que abrange não só São Pedro da Aldeia, mas os municípios vizinhos, para que o turista possa ficar mais tempo na nossa região, diminuindo essa sazonalidade e estimulando um turismo de praia o ano inteiro. A intenção é criar um novo um atrativo turístico central para São Pedro da Aldeia, trazendo um turismo de qualidade, a geração de trabalho e renda, o incentivo aos esportes náuticos e a valorização dos portais históricos da orla", destacou o Secretário Adjunto de Turismo, Sérgio Melo.

Em sua primeira visita técnica no município, a comissão do BID considerou como positivo o andamento dos trabalhos e como muito salutar o envolvimento de vários órgãos no grupo de trabalho do projeto da nova orla. "É muito bom ver esse envolvimento com o projeto e o cuidado das diversas esferas para avanço do programa em São Pedro da Aldeia", destacou a especialista do Prodetur pelo BID, Annette Killmer.