Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura aldeense apoia projeto “Sorrindo e respirando com saúde”

Por Luana Macêdo em 09/04/2018
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria de Saúde, está apoiando o projeto “Sorrindo e respirando com saúde”. O foco dos atendimentos são as crianças entre 4 e 10 anos de idade que apresentam sintomas da “Síndrome do Respirador Bucal”, que é o hábito de respirar pela boca. O projeto é realizado pelos cirurgiões-dentistas, Eduardo Ramos de Carvalho e Ismael Diniz Barreto.



A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria de Saúde, está apoiando o projeto “Sorrindo e respirando com saúde”. O foco dos atendimentos são as crianças entre 4 e 10 anos de idade que apresentam sintomas da “Síndrome do Respirador Bucal”, que é o hábito de respirar pela boca. O projeto é realizado pelos cirurgiões-dentistas, Eduardo Ramos de Carvalho e Ismael Diniz Barreto.

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, explicou como funciona o encaminhamento dos pacientes.

“A demanda atendida por esse projeto social é direcionada pelas unidades de saúde de São Pedro da Aldeia. Os pacientes são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas para o atendimento, de acordo com o sistema municipal de marcação. Atualmente a Prefeitura está cedendo para o projeto o espaço físico e o profissional protético", destacou a secretária.

O projeto conta com um protético, fornecido pelo governo municipal, que trabalha no molde dos aparelhos. Em seguida é realizado o acompanhamento das crianças como, cuidados de saúde bucal, alimentação, colocação e manutenção de aparelhos ortodônticos.

A “Síndrome do Respirador Bucal” afeta grande parcela da população infantil, comprometendo o rendimento das atividades escolares e o desenvolvimento geral das crianças. O tratamento bucal tem como objetivo prevenir o aumento das cáries dentárias, deformidades dento-faciais, problemas de mastigação, entre outros.