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Prefeitura cria Comissão de Riscos e Desastres Naturais
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Por Raíra Morena em 23/09/2014

 

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Defesa Civil, formalizou a criação da Comissão de Gestão de Riscos e Desastres Naturais do município. Composto também por membros das secretarias de Urbanismo, Habitação, Serviços Públicos, Ambiente e Saúde, o grupo tem como objetivo atuar na prevenção, preparação e resposta aos casos de emergência e calamidade pública ocorridos na cidade.

Na ocasião, o coordenador da Defesa Civil, o capitão Wilson Nascimento ressaltou a importância da criação da comissão. “A criação dessa comissão era uma necessidade do nosso município que partiu de um chamamento da Assistência Social, mobilizando os diversos órgãos públicos para a criação conjunta de um protocolo de atendimento às famílias e indivíduos em situação de risco. A formalização do grupo é muito importante. É através dele que vamos definir o papel de cada um, de que maneira cada secretaria vai atuar em caso de desastres naturais no nosso município”, ressaltou.

Durante o encontro, o coordenador entregou aos representantes das diversas secretarias envolvidas uma cópia do Formulário de Informação de Desastres (FIDE). “Cada secretaria terá acesso a uma cópia do formulário que, quando houver necessidade, deverá ser preenchido e enviado à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Com os questionários devidamente preenchidos, todas as informações serão lançadas no Sistema Integrado de Informações de Desastres do Ministério da Integração Nacional, que é o órgão responsável por decretar oficialmente situação de emergência ou estado de calamidade pública. A partir disso, São Pedro da Aldeia vai poder receber os recursos federais por transferência obrigatória, previstos em Lei”, informou.

De acordo com a coordenadora da Proteção Básica e Especial da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Wânia Arruda, no documento de formalização da comissão consta todos os procedimentos para o atendimento, apoio e proteção à população em situação de vulnerabilidade social. “Através dessa normatização, saberemos qual o papel de cada secretaria no trabalho de apoio e minimização de danos às famílias atingidas por situações de emergência ou calamidade. Por meio dessa comissão, vamos articular ações conjuntas e buscar recursos, junto ao Governo Federal, para oferecer serviços como alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais, conforme as necessidades detectadas em casos de desastres”, ressaltou.


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