400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura aldeense debate “O Sistema de Garantia de Direitos e a Adoção”

Por Renata Souza em 10/08/2017
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a 2ª Promotoria de Justiça realizou um debate abordando a temática "O Sistema de Garantia de Direitos e a Adoção - entrega consciente e legal de criança". O evento aconteceu na Escola Municipal Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense, e reuniu mais de 60 profissionais das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos, ligados diretamente ao tema.

 

 

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a 2ª Promotoria de Justiça realizou um debate abordando a temática "O Sistema de Garantia de Direitos e a Adoção - entrega consciente e legal de criança". O evento aconteceu na Escola Municipal Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense, e reuniu mais de 60 profissionais das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos, ligados diretamente ao tema.


 

 

De acordo com a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques, a adoção é um assunto de grande importância.  

 


“É com muita honra e alegria que avançamos em um assunto tão importante. Adoção legal é uma forma de garantir os reais direitos das nossas crianças, evitando, por meio de ações assertivas, que virem moeda de troca, passando muitas vezes por sofrimentos inimagináveis. Agradeço a todos os envolvidos na realização desse evento", disse.


 

O objetivo do debate foi a apresentação dos métodos legais para entregar uma criança à adoção, sem infringir as leis e de forma a preservar a saúde e a integridade do recém-nascido. A primeira palestra apresentada teve como tema o planejamento familiar e foi ministrada pela Assistente Social do Ministério Público, Cleyde Siqueira. Logo após, a enfermeira Leiliane Gonçalves da Silva e a Assistente Social Mirella Barreto Sampaio falaram sobre o planejamento familiar em São Pedro da Aldeia. 


 

 A Assistente Social Karen Coutinho falou sobre a prevenção contra gravidez indesejada e acolhimento das famílias em conflito no exercício da maternidade. O ciclo de palestras terminou com a Promotora de Justiça da 2ª Comarca de São Pedro da Aldeia, Paula Marques da Silva, que debateu os limites e procedimentos legais para entrega à adoção.


 

O evento contou com a presença de representantes das entidades ligadas ao tema, como a Presidente do Conselho Tutelar, Izaneres Lopes, e a Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciana Oliveira.