400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura aldeense faz convênio para retirada e reciclagem de pneus

Por Renato Silveira em 04/02/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, em parceria com a Reciclanip, uma associação dos fabricantes de pneus do Brasil, realizou esta semana o primeiro serviço resultante desta união, com a chegada do caminhão para transporte dos pneus armazenados na Garagem Municipal. O material vem sendo recolhido das ruas desde 2013, mas com custos para o município. Nesta nova parceria, o caminhão vem gratuitamente buscar os pneus no município.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, em parceria com a Reciclanip, uma associação dos fabricantes de pneus do Brasil, realizou esta semana o primeiro serviço resultante desta união, com a chegada do caminhão para transporte dos pneus armazenados na Garagem Municipal. O material vem sendo recolhido das ruas desde 2013, mas com custos para o município. Nesta nova parceria, o caminhão vem gratuitamente buscar os pneus no município.


 

             Este projeto, chamado “Pneu  zero é pneu legal” tem trazido excelentes resultados para os pneus inservíveis descartados no município de São Pedro da Aldeia. Além de cooperar com a limpeza, o recolhimento e destinação adequada deste material, diminui o risco de disseminação do mosquito da dengue, uma questão de saúde pública e que necessita de uma atenção especial.


 

Fazendo parte do programa de Coleta Seletiva e Reciclagem, a Secretaria do Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento reformulou o projeto e passou a contar com a parceria da Reciclanip, associação dos fabricantes de pneus do país.


 

“Esta parceria é muito importante, uma vez que anteriormente contávamos com uma empresa particular para recolher os pneus do município (serviço pago) e hoje, visando cortar gastos e otimizar o trabalho, a Prefeitura assinou esse convênio com a Reciclanip e não paga absolutamente nada para a retirada destes pneus do município.” Afirmou a secretária das pastas, Adriana Saad.

 

Os pneus têm sido recolhidos nas borracharias do município cadastradas e também em locais inapropriados para o descarte, como vias públicas e terrenos baldios. A quantidade de pneus descartada indevidamente diminuiu muito em relação ao ano de 2013, (de 10 mil para 2.714 pneus) mas continua havendo casos de grande despejo nas ruas, como por exemplo o bairro Nova São Pedro, onde recentemente  foram recolhidos 219 pneus.


 

        A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, têm sido grande aliada tratando os pneus velhos contra a dengue, no local do depósito Já o Horto Escola Artesanal, continua sendo um dos beneficiados com o recolhimento destes pneus velhos que são utilizados nos trabalhos de reciclagem.