400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura aldeense inicia limpeza no Vinhateiro para instalação da Academia da Terceira Idade

Por Luana Macêdo em 23/12/2013
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu início a limpeza da área onde será instalada a Academia da Terceira Idade (ATI), recebida pelo município aldeense, através de uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. A área está sendo patrolada e no terreno está sendo colocado o tablado que receberá o piso de cimento. A primeira academia aldeense voltada para os idosos acima de 60 anos, será implantada no praça do bairro Vinhateiro. A unidade faz parte do Programa 3ª Idade com Qualidade, que contempla as ações 3ª Idade Saudável e Era Digital na 3ª Idade.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu início a limpeza da área onde será instalada a Academia da Terceira Idade (ATI), recebida pelo município aldeense, através de uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. A área está sendo patrolada e no terreno está sendo colocado o tablado que receberá o piso de cimento. A primeira academia aldeense voltada para os idosos acima de 60 anos, será implantada no praça do bairro Vinhateiro. A unidade faz parte do Programa 3ª Idade com Qualidade, que contempla as ações 3ª Idade Saudável e Era Digital na 3ª Idade.

A Academia será desenvolvida com recursos da secretaria estadual e executada pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional e Ação Social (IDEIAS). Com o objetivo de diminuir o sedentarismo na terceira idade, a academia atenderá 336 idosos, com 60 anos ou mais, portando atestado médico que libere o praticante a participar de atividades físicas. Para o cadastro será necessário foto 3 x 4, CPF, RG e comprovante de residência.

Segundo o Prefeito Cláudio Chumbinho a academia é mais uma conquista fruto da solida parceria entre o município e o Governo do Estado. "Envelhecer com saúde é muito importante. Queremos cuidar da população, fazer um trabalho de prevenção e exercício físico é muito importante nesse processo. Agradeço mais uma vez o Governo do Estado por trazer para São Pedro da Aldeia o projeto da academia para os idosos", disse.

A unidade da Academia da Terceira Idade (ATI), contará com uma equipe multiprofissional, para atender os praticantes de atividades físicas.  Os idosos serão assistidos por profissionais de Educação Física, fisioterapeuta, nutricionista, técnico de enfermagem e apoio. Os equipamentos serão instalados em uma plataforma de 100m². O termo de cooperação técnica selado entre o município aldeense e o Governo do Estado prevê que a área seja localizada em um ambiente arejado e de fácil acesso para os praticantes.

De acordo com a secretária de ambiente, lagoa, pesca e serviços públicos, Adriana Saad, a área está sendo preparada para oferecer comodidade e segurança aos idosos.

“O piso que será colocado na academia é de cimento usinado, o mesmo utilizado na Academia Viver Bem, na Praia do Centro. A área receberá também trechos de borracha antiderrapante, para que não haja nenhum acidente com os praticantes de atividades físicas no Vinhateiro”, afirmou Adriana.