400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura aldeense inicia obras para construção da Vila dos Pescadores no Camerum

Por Luana Macêdo em 23/09/2013
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, deu início nesta segunda-feira (23), as intervenções para a construção da Vila dos Pescadores, no Camerum. Os quarenta e quatro ranchos de pesca começaram a ser retirados e a limpeza do local iniciada. Vale lembrar, que no início de setembro, o Prefeito Cláudio Chumbinho, assinou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), no Ministério Público Federal, para oficializar a concretização do Projeto Sócio-Ambiental do Camerum, que garantirá aos moradores instalados nas palafitas, a transferência para habitações regularizadas. A previsão é de que a Vila dos Pescadores seja entregue em dezembro.


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, deu início nesta segunda-feira (23), as intervenções para a construção da Vila dos Pescadores, no Camerum. Os quarenta e quatro ranchos de pesca começaram a ser retirados e a limpeza do local iniciada. Vale lembrar, que no início de setembro, o Prefeito Cláudio Chumbinho, assinou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), no Ministério Público Federal, para oficializar a concretização do Projeto Sócio-Ambiental do Camerum, que garantirá aos moradores instalados nas palafitas, a transferência para habitações regularizadas. A previsão é de que a Vila dos Pescadores seja entregue em dezembro.

De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, esse é o primeiro passo para que seja oferecido aos pescadores moradias e local de trabalho apropriado. “Estamos cumprindo o que prevê o TAC, demolindo os ranchos precários, já que muitos serviam de moradias inadequadas. Vamos construir ranchos novos que servirão, somente, para guardar os materiais de trabalhos dos pescadores. Iremos, também, disponibilizar moradias apropriadas para aquelas famílias, e assim, oferecer mais qualidade de vida para todos que ali viviam”, disse.

De acordo com a Secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, Adriana Saad, a retirada dos ranchos de pesca, é o cumprimento efetivo do TAC.

“Essa etapa de retirada dos quarenta e quatro ranchos de pesca vai iniciar a concretização da Vila dos Pescadores. Essa ação é cumprimento do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, que prevê a execução das obras. Vamos retirar todos os ranchos, fazer a limpeza e em seguida a marcação do terreno, em parceria com a Secretaria de Urbanismo”, afirmou a Secretária, que explicou ainda aonde os materiais de trabalho dos pescadores serão guardados.

“A princípio muitos pescadores levaram seus materiais de trabalho para casa, no entanto, os que não tem local adequado para guardar, nós vamos fazer um galpão provisório, com o objetivo de armazenar os materiais”, finalizou.

O Projeto Vila dos Pescadores compreende uma área total de 4.950m², sendo a área de construção de 1468m² e taxa de ocupação de 29%. A vila oferecerá 45 unidades de ranchos de pesca e a peixaria. O conjunto será dividido em três módulos (A, B e C). No módulo A, com 602m², serão 20 unidades de 24 m² (4mx6m) e duas unidades de 36m² (6mx6m). O módulo B terá 625m², com 20 unidades de 24m² (4mx6m) e três unidades de 36m² (6m x6m), sendo em uma unidade um banheiro público com seis cabines. O módulo C, com 241m², abrigará a área de recebimento e comercialização de pescado, incluindo uma câmara frigorífica.

Os moradores do Camerum que não possuem rancho de pesca serão deslocados para o “Minha Casa, Minha Vida”, do Poço Fundo, em dezembro, assim que estiverem cumpridas todas as exigências cadastrais junto á Secretaria de Assistência Social Direitos Humanos e Habitação.