Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Prefeitura aldeense oferece diversos cursos de capacitação aos educadores da rede de ensino

Por Marianne Rodrigues em 13/04/2018
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, segue oferecendo cursos de capacitação aos educadores atuantes na rede municipal de ensino. A partir da próxima semana, serão promovidas as capacitações “A imagem que fala”, “Leitura e escrita do sistema Braille”, “As implicações do alcoolismo na vida social e familiar do indivíduo”, “Casa da Flor: luta e liberdade nas raízes culturais da Aldeia de São Pedro" e “Distúrbios de aprendizagem no contexto pedagógico”. Os cursos são voltados para professores da Educação Infantil ao 9º Ano de todas as áreas de conhecimento, supervisores pedagógicos, orientadores educacionais, coordenadores da Subsecretaria de Gestão e gestores. As qualificações serão ministradas no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR) e as inscrições ainda estão abertas.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educaçãosegue oferecendo cursos de capacitação aos educadores atuantes na rede municipal de ensino. A partir da próxima semana, serão promovidas as capacitações “A imagem que fala”, “Leitura e escrita do sistema Braille”, “As implicações do alcoolismo na vida social e familiar do indivíduo”, “Casa da Flor: luta e liberdade nas raízes culturais da Aldeia de São Pedro" e “Distúrbios de aprendizagem no contexto pedagógico”. Os cursos são voltados para professores da Educação Infantil ao 9º Ano de todas as áreas de conhecimento, supervisores pedagógicos, orientadores educacionais, coordenadores da Subsecretaria de Gestão e gestores. As qualificações serão ministradas no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR) e as inscrições ainda estão abertas.

A capacitação “A imagem que fala” tem como objetivo apresentar as várias formas de leitura de imagens existentes na arte urbana e identificar as diferenças entre elas. Com início na próxima segunda-feira (16), às 17h30, e carga horária de 4h, o curso será ministrado pela tutora Mariângela Carvalho da Costa. São oferecidas 35 vagas por turma. Os interessados devem fazer a inscrição pelos links https://bit.ly/2GTKxvv (turma A), https://bit.ly/2HmQEMm (turma B) ehttps://bit.ly/2GUBLSj (turma C).

 O curso "Leitura e Escrita do Sistema Braille" tem o objetivo de apresentar aos cursistas o alfabeto convencional, cujos caracteres se indicam por pontos em alto relevo que o deficiente visual distingue por meio do tato. A partir de seis pontos relevantes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais. Com início previsto para a próxima terça-feira (17), às 13h30, a qualificação seráministrada pela tutora Heloiza de Araújo e conta com 80h de carga horária. Foram abertas 35 vagas por turma. Os interessados devem fazer a inscrição pelosendereços https://bit.ly/2HwJ5Rd (turma A) e https://bit.ly/2EFOIcK (turma B).

A capacitação "As implicações do alcoolismo na vida social e familiar do indivíduo” tem como objetivo analisar o impacto do alcoolismo e sua interferência no âmbito escolar. Com carga horária de 4h e realização na próxima quarta-feira (18), às 13h30, os tutores serão conselheiros tutelares e representantes da Irmandade Alcoólicos Anônimos. Foram abertas 35 vagas. Os interessados devem se inscrever no endereço https://bit.ly/2veqWEW.

Já a capacitação “Distúrbios de Aprendizagem no contexto pedagógico” tem o objetivo de estabelecer a relação entre os termos distúrbios e dificuldades de aprendizagem no contexto pedagógico, além de apresentar e distinguir alguns distúrbios nos aspectos neurológicos, genéticos, pedagógicos e socioculturais. Com carga horária de 4h, a tutora da turma será a pedagoga,  psicopedagoga e psicanalista Suzana da Rocha. A qualificação acontecerá na quinta-feira (19), das 8h às 12h. Foram disponibilizadas 35 vagas. Os interessados devem se inscrever pelo link https://bit.ly/2GTYUnU.

Por último, o curso “Casa da Flor: luta e liberdade nas raízes culturais da Aldeia de São Pedro" tem como objetivo abordar a Casa da Flor, aprofundando análise sobre suas origens, em 1912, explorando suas funções e possibilidades didáticas na atualidade, como trabalhar com os alunos o entendimento e uso do conceito de “referência cultural”. Com carga horária de 4h, a capacitação será realizada na quinta-feira (19), das 14h às 18h, ministrada pelo tutor Ivo Matos. Os interessados devem se inscrever pelo endereço https://bit.ly/2vbkNcO.

O CEFOR está localizado na Rua Francisco Santos Silva, nº 479, no bairro Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal Dr. Átila Costa.