400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura aldeense oferece Programa de Capacitação Continuada para servidores

Por Raíra Morena em 14/08/2013
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Especial de Projetos, realizou, durante toda a manhã e tarde dessa quarta-feira (14), o primeiro dia do Programa de Capacitação Continuada para servidores municipais. O curso tem como objetivo qualificar a equipe técnica da Prefeitura a fim de garantir melhores práticas na captação e gestão dos recursos públicos. A capacitação segue nesta quinta-feira (15), das 9h às 17h, na sede da Associação Comercial e Agrícola de São Pedro da Aldeia, (Aciaspa), com a participação de mais de 25 representantes das diversas secretarias municipais.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Especial de Projetos, realizou, durante toda a manhã e tarde dessa quarta-feira (14), o primeiro dia do Programa de Capacitação Continuada para servidores municipais. O curso tem como objetivo qualificar a equipe técnica da Prefeitura a fim de garantir melhores práticas na captação e gestão dos recursos públicos. A capacitação segue nesta quinta-feira (15), das 9h às 17h, na sede da Associação Comercial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (Aciaspa), com a participação de mais de 25 representantes das diversas secretarias municipais.



O primeiro dia de curso contou com a presença do Secretário Especial de Gestão Estratégica, Paulo César de Souza, que abriu os trabalhos destacando a importância da capacitação continuada para os servidores. “Essa iniciativa é de extrema importância. Nós, enquanto gestores de projetos da Prefeitura, não fazemos nada sozinhos. A gente planeja, controla, mas cada secretaria faz a sua parte. Essa é uma oportunidade rara de transmissão de conhecimentos e experiências na área de gestão de projetos e captação de recursos que vai ajudar muito a aperfeiçoar a interlocução entre as secretarias. Parabéns à Secretária Cláudia Magalhães pela iniciativa e obrigado a todos pela presença”, disse o secretário, que aproveitou para ressaltar que novos cursos de capacitação, como o de Orçamento Participativo, estão previstos para o próximo ano. “Nossa intenção é investir na capacitação contínua dos servidores”, disse.



De acordo com a Secretária Especial de Projetos (SEPRO), Cláudia Magalhães, a proposta do curso é contribuir para a construção de uma metodologia de trabalho diferenciada em São Pedro da Aldeia, com foco na integração e na capacitação das equipes técnicas das demais secretarias. “Desde o início do governo, estamos investindo na consolidação de uma política de captação e gestão de recursos o Programa de Capacitação Continuada é parte deste trabalho. Em seis meses de governo, conseguimos regularizar a situação do município junto ao Governo Federal e todas as propostas que encaminhamos foram aprovadas. Isso é resultado de um trabalho de equipe, organizado, feito com dedicação, responsabilidade e comprometimento. E os resultados já são notáveis: Hoje São Pedro da Aldeia aparece como destaque no Estado do Rio de Janeiro e temos a Caixa Econômica Federal como um de nossos grandes parceiros. E isso tudo está sendo possível graças ao nosso Prefeito Cláudio Chumbinho, que nós dá condições de realizar”, ressaltou.



Durante o primeiro dia de curso, foram abordados temas como fontes e ferramentas de transferências de recursos disponíveis, legislação, função, objetivos e áreas de atuação da SEPRO, principais Programas e Planos do Governo Federal, PAC 2,  Plano Local de Habitação de Interesse Social, Programa Minha Casa, Minha Vida, Programa Brasil Sem Miséria e Ciclos de Gestão. Além da parte teórica, de trâmites processuais e legais, no período da tarde os servidores puderam colocar os conhecimentos em prática. Quatro grupos de trabalho foram formados para discutir e analisar editais, e trabalhar na elaboração de propostas específicas.



Ao longo do curso, os servidores também puderam conferir, detalhadamente, a situação atual do município, no que se refere a convênios resgatados, recursos recuperados, propostas encaminhadas e principais dificuldades enfrentadas pela SEPRO. Vale lembrar que todos os dados apresentados estão disponíveis no Portal da Transparência do Governo Federal para acesso público.

Participaram do curso representantes das secretarias de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos; Procuradoria Geral; Controladoria Geral; Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda; Educação; Urbanismo, Administração; Fazenda; Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação; Governo; Turismo e Desenvolvimento Econômico; Diretoria de Comunicação e Previspa. Já nesta quinta-feira (15), as explanações seguem a partir da logística do Sistema de Convênios e Contratos de Repasses (SICONV). Todos os participantes receberam apostila e CD com os conteúdos apresentados em sala.

Tópicos: Servidores , Curso , Projetos , Aciaspa , Capacitação