400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura aldeense oficializa recebimento de terreno para o Museu do Sal

Por Luana Macêdo em 04/12/2013
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia oficializou o recebimento da área de 2.315,84m², onde será construído o Museu do Sal. A reunião que acertou a legalização do terreno contou com as presenças dos antigos proprietários Jacyr Matos da Silva e Sônia Maria de Oliveira Silva. O termo foi assinado pela parte cedente e receptora. Na área, localizada no Balneário, funcionará o Museu, contando a história do ciclo do sal no município aldeense, uma salina será o ponto de demonstração do funcionamento tradicional do ciclo. Todo o processo foi acompanhado pelo Prefeito Cláudio Chumbinho, vice-prefeito Iédio Rosa e pelos secretários de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sergio Mello e de Assistência Social e Direitos Humanos, Sandra Coelho. O subsecretário de Governo, Eduardo Sotto e o Diretor de Turismo, Luiz Carlos Cruz, também estiveram presentes ao ato oficial.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia oficializou o recebimento da área de 2.315,84m², onde será construído o Museu do Sal. A reunião que acertou a legalização do terreno contou com as presenças dos antigos proprietários Jacyr Matos da Silva e Sônia Maria de Oliveira Silva. O termo foi assinado pela parte cedente e receptora. Na área, localizada no Balneário, funcionará o Museu, contando a história do ciclo do sal no município aldeense, uma salina será o ponto de demonstração do funcionamento tradicional do ciclo. Todo o processo foi acompanhado pelo Prefeito Cláudio Chumbinho, vice-prefeito Iédio Rosa e pelos secretários de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sergio Mello e de Assistência Social e Direitos Humanos, Sandra Coelho. O subsecretário de Governo, Eduardo Sotto e o Diretor de Turismo, Luiz Carlos Cruz, também estiveram presentes ao ato oficial.

 De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, o Museu do Sal contribuirá para a o resgate da história aldeense.

“Gostaria de agradecer aos proprietários pelo entendimento do nosso projeto, que é contar a história do sal em nossa cidade. É muito importante que haja esse resgate do sal, uma das maiores riquezas da região. Estamos conseguindo essas parcerias através de um trabalho transparente e competente, tenho certeza que a chegada do Museu do Sal é um marco para São Pedro da Aldeia e a realização do sonho de muitos aldeenses”, afirmou o Prefeito.

Antigo proprietário do terreno, Jacyr Mattos da Silva, destacou a importância do musel.

“Estou cedendo essa área para a prefeitura, que vai eternizar os nomes da minha família, com o objetivo de colaborar para desenvolvimento do município. Estarei sempre à disposição do Governo para ajudar nossa cidade. O Museu do Sal chegará para ser mais um ponto turístico aldeense e resgate de nossa história”, disse.

 Presente no plano de governo e cadastrado para recebimento de verbas do Siconv (Sistema de Convênios), a construção será iniciada em 2014. Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sergio Mello, São Pedro da Aldeia é um ícone de representatividade, na região e no Estado, na história de salinas e no antigo comércio do sal, antigamente denominado de “ouro branco”.

“O município aldeense sempre foi destaque na produção e comercialização do sal. Nosso projeto prevê o resgate memorial, contando para visitantes e moradores como era o processo do sal, que fez a cidade se tornar destaque no ramo. Jacyr Mattos é um grande benemérito de São Pedro da Aldeia, a partir de agora vamos resgatar a história do sal, desde o início, e contar, não somente o quão importante a família dele foi, mas o quanto o município ganhou sendo uma das capitais do sal”, afirmou Sergio.

 

 

Destacando o sonho de muitos aldeenses, com a construção do Museu, Sandra Coelho, falou da felicidade de ver mais uma realização concretizada.

“O prefeito Cláudio Chumbinho e toda a equipe de governo é vitoriosa por conseguir essa grande realização. O Museu do Sal é uma luta que vem sendo batalhada desde 1997 e agora vai sair do papel, com a participação da família Matos. Ajudar, contar a história e resgatar o passado, pensando no desenvolvimento aldeense, isso sim é ser aldeense de verdade”, afirmou Sandra.

 

 Após a assinatura do termo, o subsecretário de governo, Eduardo Sotto, agradeceu a confiança e ressaltou o reconhecimento e a história da família Mattos, em São Pedro da Aldeia.

“Nesse terreno em que será construído o museu o nome de toda a família Mattos ficará gravado. As gerações futuras verão e visitarão o Museu do Sal e vão ter orgulho de todo o trabalho feito pelo Governo Cláudio Chumbinho e pela família Mattos”, afirmou Eduardo.