400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura aldeense participa de encontro estadual do Censo SUAS 2014

Por Raíra Morena em 04/09/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, participou do IV Encontro Estadual de Capacitação do Censo SUAS 2014. Além dos representantes do Poder Público aldeense, o encontro contou com a participação de técnicos e gestores da assistência social de todo o Estado. Realizado anualmente, o Censo SUAS é um sistema nacional de coleta de informações que possibilita a produção de dados sobre a realidade de cada município.

            A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, participou do IV Encontro Estadual de Capacitação do Censo SUAS 2014. Além dos representantes do Poder Público aldeense, o encontro contou com a participação de técnicos e gestores da assistência social de todo o Estado. Realizado anualmente, o Censo SUAS é um sistema nacional de coleta de informações que possibilita a produção de dados sobre a realidade de cada município.

                A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia, Ester Chumbinho, ressaltou a importância da participação dos gestores municipais na capacitação. “É muito importante que os nossos profissionais estejam qualificados para esse procedimento, pois o Censo é uma base de trabalho fundamental para os governos federal e estadual planejarem as diretrizes da política de assistência social. Todos os dados coletados são essenciais para conhecermos a nossa realidade social e, assim, promover melhorias na rede de atendimentos”, ressaltou.

O objetivo do curso, promovido pela Secretaria de Estado, foi orientar tecnicamente aos municípios quanto ao preenchimento dos formulários do Censo. Na ocasião, os representantes aldeenses receberam orientações sobre procedimentos de preenchimento, prazos, apresentação genérica dos instrumentais de Coleta de Dados e blocos dos questionários.

Participaram do encontro na última quarta (03) e quinta (04) a gestora municipal do SUAS, Jane Ferreira, a diretora municipal da Proteção Social Básica e Especial, Fabiana Gomes, a coordenadora municipal do Programa Minha Casa, Minha Vida, Fabiana Gomes, além da representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Larissa Capuzzo.