400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura aldeense participa de Semana da Luta Antimanicomial nesta terça-feira (13)

Por Gabrielly Costa em 12/05/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, participa nesta terça-feira (13) da V Semana da Luta Antimanicomial. O evento será realizado na Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, e contará com a participação de representantes do Programa de Saúde Mental, da Atenção Básica e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município. A programação vai de 8h30 às 17h30 e de 18h30 às 21h e conta com rodas de conversa, mini curso gratuito, exposição, oficinas, entre outros. A exposição comercializará os trabalhos realizados pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Os usuários do CAPS de São Pedro da Aldeia irão à Universidade participar da comemoração.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, participa nesta terça-feira (13) da V Semana da Luta Antimanicomial. O evento será realizado na Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, e contará com a participação de representantes do Programa de Saúde Mental, da Atenção Básica e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município. A programação vai de 8h30 às 17h30 e de 18h30 às 21h e conta com rodas de conversa, mini curso gratuito, exposição, oficinas, entre outros. A exposição comercializará os trabalhos realizados pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Os usuários do CAPS de São Pedro da Aldeia irão à Universidade participar da comemoração.



Diretora do Programa de Saúde Mental, Rosemary Cypriano lembra do trabalho intersetorial que está sendo realizado no município. “Participaremos nesta terça-feira da roda de conversa sobre a relação do CAPS com a rede intersetorial, uma discussão muito válida e em um momento muito oportuno já que São Pedro da Aldeia tem realizado mensalmente o Fórum Intersetorial de Políticas Públicas para Construção de Rede, buscando integrar nossos usuários. Estaremos juntos com o curso de graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida para discutir a importância do cuidado em saúde mental. Buscamos um trabalho realizado não só como era antes, através de internações psiquiátricas, mas com um cuidado ‘territorializado’, em que cada vez mais pessoas possam ser atendidas pelo CAPS, o Ambulatório, a Residência Terapêutica e outros dispositivos. Falar da luta antimanicomial é chamar atenção para um modelo de gestão onde o município possa dar suporte e ser responsável pela criação de dispositivos capazes de acompanhar o usuário da saúde mental de perto. Nós conseguimos realizar esse trabalho em São Pedro da Aldeia e queremos aprimorar ainda mais nossas ações para oferecermos melhores condições e tratamento mais adequados aos nossos usuários”, disse.


         A Semana da Luta Antimanicomial é celebrada anualmente de 13 a 18 de maio, tendo o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional. O objetivo é lembrar a mudança de paradigma no tratamento dado as pessoas que sofriam de doenças mentais.