400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura aldeense promove campanha de combate à Hanseníase

Por Raíra Morena em 30/01/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma campanha para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hanseníase, data lembrada no último domingo (26). A ação aconteceu nesta quinta-feira (30), das 9h às 15h, na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão, onde foram exibidos painéis informativos, distribuição de panfletos com informações sobre a doença, além de avaliações médicas de casos suspeitos. Mais de 40 atendimentos foram feitos na tenda, entre encaminhamentos e orientações.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma campanha para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hanseníase, data lembrada no último domingo (26). A ação aconteceu nesta quinta-feira (30), das 9h às 15h, na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão, onde foram exibidos painéis informativos, distribuição de panfletos com informações sobre a doença, além de avaliações médicas de casos suspeitos. Mais de 40 atendimentos foram feitos na tenda, entre encaminhamentos e orientações.



De acordo com a coordenadora do programa municipal de Hanseníase, Cátia Regina Moura, as ações de prevenção e combate à doença serão contínuas no município, com o objetivo de aumentar a captação de casos suspeitos e promover a sensibilização para a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.


“Todas as unidades de saúde já foram abastecidas com material informativo, camisetas da campanha e os enfermeiros já receberam capacitação para esse atendimento. Nosso objetivo é aumentar a busca por casos novos de hanseníase no nosso município, para que possamos diagnosticar, tratar e curar o quanto antes, reduzindo o risco de sequelas ao paciente. Essa não é somente uma ação pontual, vamos continuar em atividade durante todo o ano nos postos de saúde, alertando a população para os sintomas da doença e realizando, sempre que necessário, o encaminhamento para o tratamento gratuito no nosso centro de referência. O Prefeito Cláudio Chumbinho junto à Secretária de Saúde, Vanessa,  dão todo o apoio à iniciativas como essa, que promovem a qualidade de vida para a nossa população”, ressaltou. Em São Pedro da Aldeia, os portadores da hanseníase são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), na Policlínica do Centro da cidade.


Durante todo o dia, uma médica dermatologista, enfermeiras e técnicas em enfermagem prestaram atendimentos à população, entre avaliações médicas, orientações, encaminhamentos e alertas sobre os sintomas e riscos da doença dermatológica. Além disso, mais de 20 agentes comunitários realizaram entrega de panfletos.


A doença


A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, pode causar incapacidade, lesões ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas ou nos olhos. A doença pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças. O contágio se dá por meio do contato direto de uma pessoa doente não tratada, através da respiração. Entre os sinais e sintomas da doença estão o aparecimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, manchas dormentes (com diminuição de sensibilidade), dormência nos pés e caroços avermelhados ou castanhos.

 

 

Tópicos: Campanha , Hanseníase , Praça do Canhão