Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura aldeense promove capacitação em Eletrocardiograma para enfermeiros da rede
RSS
Por Raíra Morena em 06/12/2013

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Saúde, promoveu, nessa sexta-feira (06), no Centro de Estudos da Policlínica do Centro, o primeiro curso de Eletrocardiograma (ECG) para enfermeiros da rede de Atenção Básica do município. A capacitação teve como objetivo aperfeiçoar os profissionais de enfermagem para assistir o paciente submetido ao exame, bem como ensinar técnicas adequadas de manuseio e operação do aparelho que, em breve, estará instalado nas unidades de saúde do município. O eletrocardiograma é um exame diagnóstico que detecta sinais da atividade do coração, utilizado como ferramenta de diagnóstico para examinar algumas funções do órgão.

Segundo a coordenadora geral de Enfermagem do município, Rúbia Dumas, a capacitação técnica objetiva garantir o atendimento de qualidade ao paciente na unidade de saúde, bem como a correta realização do ECG. “De nada adianta deslocarmos os equipamentos para as unidades sem essa capacitação. É essencial assegurarmos a eficiência e a eficácia do procedimento, para que possamos garantir ao usuário a precisão e a qualidade do diagnóstico”, destacou.

Segundo a coordenadora, a aquisição dos aparelhos de Eletrocardiograma e o treinamento para utilização dos mesmos fazem parte da política do Governo Cláudio Chumbinho em cada vez mais investir na oferta de um sistema de saúde de qualidade e na capacitação de profissionais. "O investimento em Saúde e na qualificação profissional tem sido uma grande prioridade da atual gestão", destacou.


       Na ocasião, os enfermeiros Dieimes Peixoto e Marcus Paraguassu, responsáveis pela ministração do curso, fizeram a apresentação dos objetivos, conteúdo programático e ressaltaram ainda a importância da educação continuada em saúde. “É um prazer estar aqui podendo ser um multiplicador das informações. Nós, enquanto profissionais, temos o dever de, além de nos reciclar, estar prestando a melhor assistência ao usuário”, ressaltou Paraguassu.

A proposta do curso foi ensinar ao profissional como operar corretamente o eletrocardiógrafo, utilizando técnicas de manuseio adequadas, compreendendo os traçados eletrocardiográficos e correlacionando-os com possíveis alterações, relacionadas às funções anatômicas e fisiológicas do coração, a fim de agilizar o encaminhamento ao profissional médico responsável.

No conteúdo programático constaram exercícios práticos, exposição dialogada com apoio de recursos tecnológicos e equipamento de ECG, conhecimentos de anatomia e fisiologia cardíaca, normalidades e principais alterações, compreensão da bomba de sódio, principais ondas elétricas, alterações relacionadas ao infarto agudo do miocárdio, arritimas cardíacas como sinal de agravo no exame, manuseio e operação do aparelho, humanização do profissional de saúde na realização do exame, entre outros. Além de conhecimentos práticos e teóricos acerca da realização do Eletrocardiograma, os participantes também foram instruídos acerca do primeiro atendimento a vítimas de mal súbito e protocolos de suporte básico à vida.


  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086