Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura aldeense promove formatura de novos socorristas voluntários da Defesa Civil

Por Gabrielly Costa em 11/12/2017
Imagem da Notícia: A Coordenadoria de Defesa Civil de São Pedro da Aldeia passou a contar com 60 novos socorristas voluntários, capacitados pelo I Curso de Socorrista em Situações de Desastre. A formatura dos participantes foi realizada na última sexta-feira (08), na sede da Defesa Civil. Compuseram a mesa da solenidade o secretário de Segurança e Ordem Pública, Edmilson Bittencourt, o coordenador da Divisão aldeense, Marcus Dothávio, o comandante do Instituto de Proteção Ambiental Nacional (IPAN), Marcelo Antunes, o presidente da filial municipal da Cruz Vermelha Brasileira, Victor Marcelo Santos, o diretor-executivo e fundador do Portal Defesa Civil, Denis Veneno, e a vereadora Cláudia Gregório. O evento contou ainda com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros.

A Coordenadoria de Defesa Civil de São Pedro da Aldeia passou a contar com 60 novos socorristas voluntários, capacitados pelo I Curso de Socorrista em Situações de Desastre. A formatura dos participantes foi realizada na última sexta-feira (08), na sede da Defesa Civil.



Compuseram a mesa da solenidade o secretário de Segurança e Ordem Pública, Edmilson Bittencourt, o coordenador da Divisão aldeense, Marcus Dothávio, o comandante do Instituto de Proteção Ambiental Nacional (IPAN), Marcelo Antunes, o presidente da filial municipal da Cruz Vermelha Brasileira, Victor Marcelo Santos, o diretor-executivo e fundador do Portal Defesa Civil, Denis Veneno, e a vereadora Cláudia Gregório. O evento contou ainda com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros.



Abrindo as explanações, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Edmilson Bittencourt, parabenizou os formandos pela dedicação e participação no curso.



“É motivo de muito orgulho participar desse momento e valorizar todos que buscaram se instruir e aprender. A gente espera que não seja preciso, mas os novos socorristas estão preparados para salvar vidas. Nossa coordenação de Defesa Civil está, mais uma vez, de parabéns. Ao longo do ano, o órgão aldeense capacitou 480 pessoas e isso é uma alegria muito grande para a Prefeitura de São Pedro da Aldeia”, disse Edmilson.



A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional, seguida pela fala das autoridades presentes. Na ocasião, foi realizada a entrega de certificados aos participantes do curso e aos instrutores. Os formandos fizeram um juramento dos socorristas, onde se comprometeram a cumprir o dever de salvar e ajudar o próximo e estar preparando para cumprir a missão a qualquer hora, dentre outros pontos.



Coordenador da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothávio falou sobre os novos voluntários. “Esse é um momento ímpar, um sonho realizado. Todas as atividades que desenvolvemos e cada um desses novos socorritas são motivos de orgulho para nós, formamos uma família. Tenho certeza que, quando eu chamar, todos estarão na porta da Defesa Civil para ajudar a atender uma família, uma comunidade ou um município vizinho. De oito pessoas que trabalham na coordenadoria de São Pedro da Aldeia, agora temos 68 pessoas de coração aberto para ajudar ao próximo”, declarou.



Os realizadores do curso, IPAN e Portal da Defesa Civil, prestaram uma homenagem ao trabalho feito pela Defesa Civil e ao interesse do município aldeense em capacitar e melhorar não só os funcionários, mas também a comunidade. O secretário Edmilson Bittencourt recebeu o certificado de homenagem à Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o coordenador Marcus Dothávio foi homenageado por seu empenho e dedicação em tornar a comunidade aldeense resiliente.



Na oportunidade, o comandante do IPAN agradeceu pela participação de todos. “A gratidão é algo que nos conforta, nos alegra e nos ajuda. Essas pessoas foram realmente escolhidas e eu agradeço por esse momento”, comentou Marcelo Antunes.



O diretor-executivo e fundador do Portal Defesa Civil, Denis Veneno, destacou o apoio da Prefeitura aldeense na realização do curso e agradeceu o trabalho de todos os envolvidos. “Compartilhar esse momento com todos os presentes é motivo de muita felicidade para mim. Os agentes da Defesa Civil têm o papel de transformar, transformar as pessoas que vivem em nossa volta e as comunidades. Terminar o ano com 480 pessoas capacitadas pela Defesa Civil de São Pedro da Aldeia é impressionante, é algo que não encontramos na nossa região”, afirmou.



O primeiro Curso de Socorrista em Situações de Desastre aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro e 02 e 03 de dezembro, na sede da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, e capacitou 60 novos agentes socorristas voluntários. Os alunos participaram de aulas teóricas e práticas, que envolveram palestras, oficinas e simulados.



 Uma das novas socorristas formadas, Rosana Soares falou sobre a participação no curso. “A experiência foi ótima, nós conseguimos absorver o conteúdo e saímos com bastante aprendizado. Já fiz outros cursos que não tinham sido satisfatórios, mas esse foi muito bom. Os instrutores foram pacientes e trouxeram tudo de modo bem fácil para todos entenderem”, salientou.