400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura aldeense promove programação especial pelo mês das mulheres

Por Raíra Morena em 11/03/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria de Saúde, realiza a partir desta quinta-feira (13) o evento “Março Mulher”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A programação será nos dias 13, 17 e 26 de março nos CRAS, com palestras educativas sobre a saúde da mulher, agendamento para preventivo, exames de mamografia e consultorias de beleza. Já no dia 28 de março, haverá a culminância na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, com diversas atividades especiais voltadas para o público feminino.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria de Saúde, realiza a partir desta quinta-feira (13) o evento “Março Mulher”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A programação será nos dias 13, 17 e 26 de março nos CRAS, com palestras educativas sobre a saúde da mulher, agendamento para preventivo, exames de mamografia e consultorias de beleza. Já no dia 28 de março, haverá a culminância na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, com diversas atividades especiais voltadas para o público feminino.


De acordo com a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, a programação foi pensada em levar o máximo de informação às mulheres. "Serão passadas informações sobre o direito da mulher, saúde preventiva, consultoria de beleza, dentre outras. É muito importante a participação de todas. Exitem muitas políticas públicas voltadas para o público feminino e muitos direitos que a mulher não tem ciência", disse.

 

Abordando temas como planejamento familiar, violência doméstica, DST/Aids, prevenção ao câncer de mama e orientações sobre a rede de serviços de saúde municipal, o ciclo de palestras vai percorrer os seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, sempre nos períodos da manhã, às 9h, e tarde, a partir das 14h. Nesta quinta-feira (13), a palestra da manhã vai começar pela unidade do bairro Morro do Milagre. À tarde, a programação será no CRAS da Rua do Fogo. Já na sexta-feira (17), a manhã de atividades será no CRAS do Balneário e, no período vespertino, no bairro São João. Encerrando o ciclo de palestras, no dia 26 de março será a vez do Alecrim receber as ações pela manhã e, a partir das 14h, na unidade do bairro Porto da Aldeia. 


Todas as explanações serão feitas por profissionais da saúde e pelas assistentes sociais Ludmila Pereira, Lívia Guimarães e Denise Santos, com enfoque em temáticas como violência doméstica e ações preventivas. Vale lembrar que os agendamentos para os exames especializados terão como referência as unidades de saúde dos bairros da área de abrangência de cada CRAS.