Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura aldeense realiza 4° encontro da formação do PNAIC em clima de festa junina

Por Marianne Rodrigues em 04/07/2017
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o quarto encontro da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em clima de arraiá. Cerca de 200 educadores do primeiro segmento da rede de ensino municipal, entre professores do 1º ao 3º ano e supervisores pedagógicos, participaram da reunião. Os encontros são realizados de forma mensal no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o quarto encontro da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em clima de arraiá. Cerca de 200 educadores do primeiro segmento da rede de ensino municipal, entre professores do 1º ao 3º ano e supervisores pedagógicos, participaram da reunião. Os encontros são realizados de forma mensal no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).


 

A pauta do quarto encontro teve como objetivo desenvolver, por meio de gêneros textuais, atitudes e disposições favoráveis à leitura, à interpretação e à ortografia, além de incentivar o gosto pelas festas juninas, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro. O evento ofereceu oportunidade de descontração, socialização e ampliação do conhecimento profissional por meio de atividades diversificadas, brincadeiras e apresentações.



De acordo com a professora de alfabetização da Escola Municipal Rubem Arruda Câmara, Ana Paula Peres, o PNAIC vem para somar e potencializar tudo aquilo que a gente quer desenvolver em sala de aula.  “Levamos para o aluno uma aprendizagem prazerosa e eu vejo o curso como algo que veio para emergir o potencial do profissional docente e a partir disso desenvolver um excelente trabalho em sala”, afirmou.



A formação também é aberta para formandos do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré e algumas alunas estão fazendo parte dos encontros do PNAIC. Segundo a aluna do Colégio Estadual, Amanda Carvalho, tem aproveitado bastante o que aprende no curso. “Tenho 17 anos e já me sinto com uma bagagem enorme para chegar na sala de aula, ter estratégias diferentes com as crianças. Tenho uma professora que vai abrir um espaço na aula para falar tudo que aprendi na formação, todas as atividades ensinadas. A gente cresce com essa oportunidade”, disse.



 Para outra aluna do Colégio Estadual, Talita Andrade, o curso está sendo de total valia, pois as experiências aprendidas são levadas para sua docência e seu estágio. “Várias atividades que aprendi no curso estou fazendo para minha aula. É muito bacana essa oportunidade que o PNAIC abriu para o curso normal, junto com os professores”, pontuou.



O PNAIC garante a formação continuada dando ênfase ao trabalho dos professores alfabetizadores, tendo como protagonista o aluno. Para que este trabalho seja bem aceito e desejado pelos professores alfabetizadores é necessário a compreensão e parceria de todos os participantes do âmbito escolar, começando pela equipe da Secretaria de Educação, selando o pacto de compromisso e responsabilidade pela alfabetização do município.