400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura aldeense realiza “Capacita Ação” sobre os direitos da pessoa com deficiência

Por Luana Macêdo em 09/10/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu a capacitação “Pessoa com deficiência, direitos garantidos acesso ao mundo”, para os técnicos e coordenadores de todos os CRAS, CREAS, Abrigo Municipal e da Gestão SUAS. A palestra foi ministrada pela Conselheira Municipal e Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Izabel Maior. O encontro aconteceu no Teatro Municipal Dr. Átila Costa Soares e discutiu temas como direitos, acessibilidade e a importância do cidadão.


 

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu  a capacitação “Pessoa com deficiência, direitos garantidos acesso ao mundo”, para os técnicos e coordenadores de todos os CRAS, CREAS, Abrigo Municipal e da Gestão SUAS. A palestra foi ministrada pela Conselheira Municipal e Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Izabel Maior. O encontro aconteceu no Teatro Municipal Dr. Átila Costa Soares e discutiu temas como direitos, acessibilidade e a importância do cidadão.


 

Subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, deu boas-vindas fazendo a abertura da capacitação.

 


“A temática dessa Capacita Ação é uma política que venho militando há muito tempo. Agradeço à Izabel Maior pela presença, no Brasil ela é a profissional de referência no Brasil em relação ao assunto. Temos que iniciar a discussão e construção de espaços acessíveis, essa palestra teve esse objetivo”, contou a subsecretária.


https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

“Agradeço a oportunidade de estar com vocês nessa Capacita Ação. Discutimos a evolução da questão conceitual, responsabilidade social e as diferenças que nos caracterizam, sendo com limitações física, sensorial, intelectual ou deficiência múltipla. A diferença entre todos nós passa pela beleza da raça humana”, afirmou Izabel Maior, primeira pessoa com deficiência a trabalhar no bloco A da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. 


 

Pessoas com deficiência compreendem 15% da população mundial, cerca de um bilhão de pessoas. De acordo com o censo IBGE, 23,9% ou 45 milhões de pessoas declararam algum tipo de deficiência em graus variados de limitação funcional. Em São Pedro da Aldeia, foram registradas 21.054 pessoas com limitação funcional, sendo 7.597 com grande dificuldade ou impossibilitada de executar as atividades.


 

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos busca realizar a “Capacita Ação” ao menos uma vez por mês, com atividades que buscam promover a qualificação profissional dos servidores. A próxima capacitação irá abordar os direitos e deveres da 3ª idade dentro das políticas públicas.