Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura aldeense realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social
RSS
Por Raíra Morena em 25/07/2013

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação e o Conselho Municipal de Assistência Social realizam, nos dias 31 de julho e 01 de agosto, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. A abertura oficial do evento acontecerá na Câmara Municipal às 18h. Já na quinta-feira (01), a programação será no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, das 8h às 17h. O evento tem como objetivo promover a reflexão e o debate acerca do tema “Gestão e Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Estarão presentes o Prefeito Cláudio Chumbinho, o vice-prefeito Iédio Rosa, a Secretária de Assistência Social, Sandra Coelho, o presidente do Conselho de Assistência Social, Getúlio Nogueira, entre outras autoridades municipais, estaduais, conselhos, usuários e sociedade civil. Ao final da Conferência, quatro delegados municipais serão eleitos para representar o município e levar as propostas elaboradas para a Conferência Estadual.



A Secretária de Assistência Social, Sandra Coelho, a Sandra de Badu, destacou a importância da participação democrática de diversos segmentos da sociedade na análise e deliberação de diretrizes para o aprimoramento do SUAS em São Pedro da Aldeia, com foco na gestão compartilhada. “A Conferência será um momento de reflexão de toda a sociedade, quando discutiremos, em conjunto, políticas públicas e propostas de melhorias para o setor. A partir dessa conferência, nós vamos poder buscar novas estratégias para avançar no nosso trabalho em benefício da população. Contamos com a presença, as sugestões e o apoio de toda a população nesse grande evento”, disse.


A abertura do evento contará com apresentações culturais de usuários dos CRAS do município. Na quarta-feira (31), abrindo a programação, estão o grupo de violão do CRAS do bairro Alecrim, a banda de música do Morro dos Milagres e o coral de idosos “Esperança”, do Balneário. Já na quinta-feira (01), as apresentações de música e dança com idosos da Rua do Fogo e o grupo de violão do Balneário marcarão o início dos trabalhos. Durante o evento também serão distribuídos informativos com as ações e avanços da Secretaria de Assistência Social ao longo do primeiro semestre.


Durante a Conferência serão realizados painéis e palestras para orientar os debates. Serão formados seis grupos de trabalho, que ficarão responsáveis pelo debate dos seguintes eixos temáticos: 1) O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; 2) Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; 3) Gestão do Trabalho; 4) Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; 5) Gestão dos Benefícios no SUAS e 6) Regionalização. Ao final das discussões, haverá a Plenária final com o objetivo discutir e deliberar um volume de propostas novas e recomendações, que posteriormente serão levadas à etapa estadual.


Ao final do evento, oito delegados municipais serão eleitos. Desses, quatro serão membros da sociedade civil e os outros quatro representantes governamentais. O credenciamento dos participantes acontecerá na quinta-feira (01), das 8h às 9h, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa.

 

Confira a programação do evento:


Quarta-feira (31/07) –  Câmara Municipal

19h30 – Abertura

20h20 – Apresentação Cultural CRAS

21h – Encerramento

 

Quinta-feira (01/08) – Teatro Municipal Dr. Átila Costa

08h às 09h – Credenciamento / Café da Manhã

09h às 09h30 – Apresentação Cultural CRAS

09h30 às 09h45 – Leitura e Aprovação do Regimento

09h45 às 10h – Apresentação do diagnóstico das conferências anteriores

10h às 11h30 – Palestra sobre “Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS”

Palestrante: Edneusa Maria de Oliveira (Assessora Técnica da Superintendência da Proteção Social Básica da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos)

11h30 às 12h – Debate

12h às 13h – Almoço

13h30 às 14h30 – Grupos de Trabalho

14h30 às 15h30 – Plenária Final

Deliberações

Apresentação e votação das moções

15h30 às 16h30 – Eleição de Delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social

16h30 às 17h – Encerramento

17h – Café da tarde

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086