400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura Aldeense recebe autorização para iniciar obras de mais três Unidades Básicas de Saúde

Por Luana Macêdo em 24/09/2013
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Especial de Projetos, recebeu autorização do Ministério da Saúde para iniciar as obras de construção das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos bairros Campo Redondo, Parque Arruda, Porto do Carro e reforma da Praia Linda. As obras serão realizadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) - seleção 2013, do Governo Federal, em um investimento de mais de R$ 1.328.000,00.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Especial de Projetos, recebeu autorização do Ministério da Saúde para iniciar as obras de construção das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos bairros Campo Redondo,  Parque Arruda, Porto do Carro e reforma da Praia Linda. As obras serão realizadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) - seleção 2013, do Governo Federal, em um investimento de mais de R$ 1.328.000,00.

Segundo o Prefeito Cláudio Chumbinho, as unidades serão compostas por todos materiais necessários e profissionais qualificados. "Estamos expandindo a rede municipal de saúde no município, construindo novas UBS e reformando as que se encontram em estado precário. As unidades, tantos as reformadas quantos as novas,  receberão equipamentos de qualidade e equipe técnica qualificada para atender à população. Recentemente recebemos, do Governo do Estado,  três novas ambulâncias UTI para o município. Com muito trabalho e parceria estamos lutando para oferecer um sistema de saúde  cada vez melhor para o cidadão aldeense", disse

 

Como fruto da regularização do município junto ao Ministério da Saúde, a Prefeitura aldeense está investindo verbas de resgates de convênios e emendas. De acordo com a Secretária Especial de Projetos, Cláudia Magalhães o governo aldeense está trabalhando de forma integrada para buscar recursos.

“Através de um trabalho integrado entre as secretarias realizamos a regularização do município, para receber incentivos financeiros, como os que estão sendo empregados nas novas UBS. No momento o município está preparando os processos para iniciar a execução das obras”, afirmou Cláudia.

Além das três unidades básicas de saúde (UBS), do Campo Redondo, Parque Arruda e Porto do Carro, que receberam autorização para o andamento do processo, São Pedro da Aldeia conta ainda com três unidades em fase de execução de obras (Centro, Porto da Aldeia e Flexeira) e outras três unidades, aguardando a autorização do Ministério da Saúde.

 

 

Nas Unidades Básicas de Saúde a população receberá acompanhamento, serviços de prevenção e promoção à saúde. Nelas é onde se realizam, também, as campanhas de vacinação, consultas de pré-natal, além de cuidados com a saúde de diabéticos e hipertensos. De acordo com o projeto, todas as unidades básicas de saúde serão construídas obedecendo às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e contarão com recepção, consultório odontológico, sala para clínico geral, cozinha, copa, almoxarifado, sala de vacinas, curativos, esterilização, banheiros, incluindo um adaptado para portadores de necessidades especiais, além de depósitos para material de limpeza e resíduos sólidos

De acordo com a Secretária de Saúde, Vanessa Vidal, a construção das novas Unidades Básicas representa a ampliação da rede de Atenção Básica para a população.

“O investimento na Saúde, com a construção de novas UBS, reformas e também reestruturações, são prioridades do governo do Prefeito Cláudio Chumbinho. As Unidades Básicas de Saúde resultam em uma reorientação do modelo de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). O município vai avançar nos atendimentos com a realização dessas obras”, afirmou Vanessa.