Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura aldeense retoma obras da Unidade de Saúde do Mossoró

Por Gabrielly Costa em 25/03/2015
Imagem da Notícia: Dando continuidade aos investimentos em saúde, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com o Governo Federal, retomou a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Mossoró. O local passa atualmente pela fase de acabamento. As intervenções envolvem retoques, colocação de esquadria, vidros e revestimento de azulejo, entre outros. A próxima etapa engloba a parte elétrica e pintura. Com 170,08m² de área total construída, a construção da nova unidade foi possível graças ao pacote de recursos recuperados pela Prefeitura, por meio de projetos financiados pelo Governo Federal.

Dando continuidade aos investimentos em saúde, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com o Governo Federal, retomou a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Mossoró. O local passa atualmente pela fase de acabamento. As intervenções envolvem retoques, colocação de esquadria, vidros e revestimento de azulejo, entre outros. A próxima etapa engloba a parte elétrica e pintura. Com 170,08m² de área total construída, a construção da nova unidade foi possível graças ao pacote de recursos recuperados pela Prefeitura, por meio de projetos financiados pelo Governo Federal.



O Prefeito Cláudio Chumbinho explica as fases da obra. "A evolução da obras depende do repasse da verba para o município. Se tem atraso no repasse, também vai atrasar a entrega da unidade. As novas Unidades de Saúde têm ótimas estruturas e vão abrigar consultório dentário e médico, sala de vacina, cozinha, sala de curativo, recepção e banheiros. São ambientes amplos para melhor atender à população”, disse.



De acordo com o secretário de Urbanismo, Wilmar Mureb, o atraso na retomada das obras da unidade foi devido à mudança do ano fiscal. “As retomadas burocráticas são mais complicadas. A mudança de ano fiscal engloba um novo orçamento, o que afeta diretamente no andamento e no repasse de verbas. A partir de agora, com a regularização dessa situação, estamos retomando paulatinamente as obras do município, não só as unidades de saúde, mas também outras que estavam temporariamente paralisadas. Os empreiteiros já estão mobilizando as equipes e, gradativamente, os trabalhos serão intensificados”, esclareceu.



Oferecendo atendimentos de saúde em um prédio próprio, a USF Mossoró é composta por um pavimento. O ambiente conta com recepção, farmácia, banheiros, área para demonstração educacional, consultório odontológico e ginecológico, salas de procedimentos, curativos, vacina e expurgo, depósito de material de limpeza, cozinha com área de serviço descoberta e consultório indiferenciado.



Secretária de Saúde, Isaura Oliveira fala sobre a nova unidade. “A USF Mossoró vai abranger uma área maior do que a unidade do Centro, aumentando a cobertura da Atenção Básica e acolhendo uma população que estava desassistida. Estamos passando de 54% para 72% de cobertura da Atenção Básica em São Pedro da Aldeia. A Unidade do Mossoró também funcionará nos moldes da Estratégia de Saúde da Família, contando com uma equipe formada por agentes de saúde, médico generalista, enfermeira, técnica de enfermagem, entre outros”, disse.