Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Prefeitura avança com obras de drenagem no bairro Bela Vista

Por Raíra Morena em 07/10/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia não para de avançar com as obras de drenagem e pavimentação no município. No bairro Bela Vista, a maior parte da Alameda Geninho já recebeu serviços de drenagem. Ao todo, 385 metros de manilhas serão assentados em toda a extensão da via. No local, 15 homens com auxílio de retroescavadeiras e caminhões estão trabalhando na escavação e manilhamento. Somente no bairro Bela Vista, mais de 10 ruas serão contempladas com drenagem e pavimentação, dentro do Programa “Somando Forças” – uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

 

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia não para de avançar com as obras de drenagem e pavimentação no município. No bairro Bela Vista, a maior parte da Alameda Geninho já recebeu serviços de drenagem. Ao todo, 385 metros de manilhas serão assentados em toda a extensão da via. No local, 15 homens com auxílio de retroescavadeiras e caminhões estão trabalhando na escavação e manilhamento. Somente no bairro Bela Vista, mais de 10 ruas serão contempladas com drenagem e pavimentação, dentro do Programa “Somando Forças” – uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. O Secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, Edmilson Bittencourt, esteve na localidade acompanhando as intervenções.

De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, as obras vão melhorar a realidade atual do bairro e proporcionar qualidade de vida para a população. "O Bela Vista é um dos bairros que sofre com a falta de drenagem, mas estamos resolvendo esse problema. Sabemos dos problemas enfrentados por todos os bairros, no entanto, com parcerias e recursos próprios, estamos trabalhando muito para resolver os mais urgentes. As obras de infraestrutura nesses bairros é a realização de um sonho para o governo e para a população", disse.

Atualmente, a Alameda Geninho passa por troca de manilhamento. As antigas manilhas de 400 mm de diâmetro estão sendo substituídas por manilhas maiores de concreto, com o objetivo de otimizar o escoamento da rede pluvial. A rua também vai receber 8 metros de caixa de rua, destinada a futuras manutenções e limpeza da rede. Além da Alameda Geninho, outras dez ruas vão receber obras de drenagem e pavimentação.

Segundo o Secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb, os serviços foram divididos em etapas. A fase executiva do projeto compreende a drenagem, preparação de base, imprimação, meio fio, asfaltamento, finalização, sinalização vertical e horizontal, e construção de calçadas. Nessa primeira etapa de trabalho, as ruas estão sendo preparadas com sistemas de drenagem e manilhamento para, posteriormente, receberem imprimação e massa asfáltica. 

“No bairro Bela Vista, estamos na primeira fase, que compreende a preparação da rua com sistema de drenagem. Esse momento é quando realizamos a escavação e o assentamento das manilhas. Outras ruas também vão passar por essa etapa e, após concluída, vamos dar início ao asfaltamento”, disse o Secretário.

Os investimentos para drenagem e pavimentação nas ruas do bairro Bela Vista somam R$ 2.459.140,30. Além do bairro, em São Pedro da Aldeia, os bairros Estação e Vinhateiro também são beneficiados pelo “Somando Forças” – um programa do Governo do Estado destinado a repasse de recursos para realização de obras de infraestrutura, em parceria com os municípios fluminenses.