Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura celebra Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Por Gabrielly Costa em 12/05/2016
Imagem da Notícia: Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia vai promover atividades de conscientização nos seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. O planejamento da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos envolve palestras, rodas de conversa e dinâmicas durante o mês de maio. As unidades estão localizadas nos bairros Alecrim, Balneário, Porto da Aldeia, Morro do Milagre, Rua do Fogo e São João.

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia vai promover atividades de conscientização nos seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. O planejamento da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos envolve palestras, rodas de conversa e dinâmicas durante o mês de maio. As unidades estão localizadas nos bairros Alecrim, Balneário, Porto da Aldeia, Morro do Milagre, Rua do Fogo e São João.


 “Vamos iniciar mais uma ação de conscientização nos nossos CRAS. A luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é um assunto muito sério e que não deve cair no esquecimento. Queremos reforçar cada vez mais os direitos da população e oferecer esclarecimentos para promover cidadania, inclusão social e garantir a dignidade humana”, afirmou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho.


Na terça-feira (17), o CRAS Antônio Paulino de Souza, no Morro do Milagre, oferece palestra sobre o combate à exploração sexual da criança e do adolescente e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a partir das 9h, com o conselheiro tutelar Luiz Cláudio Medina. No mesmo dia, às 13h30, o CRAS Gelson Pinheiro, na Rua do Fogo, promove roda de conversa e dinâmica com os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com a mesma temática e presença da conselheira tutelar Walquiria Vieira.


No bairro Porto da Aldeia, o CRAS Palmiro Gomes realiza uma roda de conversa também com o grupo de SCFV sobre violência e exploração sexual de adolescentes no dia 23 de maio, às 9h. A programação das outras três unidades ainda será divulgada.


Diretora de Direitos Humanos, Alba Guimarães falou sobre a ação. “Todos os anos, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual realiza a campanha ‘Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes’ com o objetivo de mobilizar a sociedade. Nosso desejo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes”, declarou.


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000. Desde sua criação, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem por todo Brasil atividades que visam conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.