Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura conclui obras de reforma do CRAS Balneário das Conchas

Por Raíra Morena em 08/05/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, concluiu as obras de reforma geral e ampliação do CRAS Prof.ª Carlota Pereira dos Santos, no bairro Balneário das Conchas. Com as intervenções, a unidade ganhou acessibilidade e novas salas. Os serviços de recuperação do prédio incluíram ainda a pintura geral, troca dos pisos e telhas, consertos elétricos, instalação de ar condicionado, impermeabilização de cisternas, adaptação do banheiro e melhoria das rampas de acesso para cadeirantes. As obras foram feitas com verbas de co-financiamento federal, através do repasse “fundo a fundo".

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, concluiu as obras de reforma geral e ampliação do CRAS Prof.ª Carlota Pereira dos Santos, no bairro Balneário das Conchas. Com as intervenções, a unidade ganhou acessibilidade e novas salas. Os serviços de recuperação do prédio incluíram ainda a pintura geral, troca dos pisos e telhas, consertos elétricos, instalação de ar condicionado, impermeabilização de cisternas, adaptação do banheiro e melhoria das rampas de acesso para cadeirantes. As obras foram feitas com verbas de co-financiamento federal, através do repasse “fundo a fundo".



De acordo com a coordenadora da unidade, Damaris Martins, as obras contribuíram para a melhoria do conforto e independência às pessoas com deficiência física ou baixa mobilidade, além de fortalecer a política de inclusão social. 



“O investimento na reforma geral, ampliação e acessibilidade do CRAS demonstra a preocupação do Prefeito Cláudio Chumbinho e da Secretaria de Assistência Social em melhorar o atendimento à população. Foram feitos diversos reparos que melhoraram as condições e toda a estrutura física do CRAS. A reforma proporcionou um ambiente muito mais agradável, com conforto, bem-estar, segurança e mobilidade para os nossos usuários. Um espaço melhor estruturado tanto para os funcionários e equipe técnica quanto para o acolhimento de qualidade para as famílias usuárias”, disse.



Os espaços físicos da unidade foram reorganizados, ampliando o número de ambientes. Uma nova sala foi construída na parte externa e um dos banheiros passou por reforma e obras de adequação para idosos, cadeirantes e pessoas com necessidades especiais. Toda a pintura foi renovada e as paredes passaram por retirada de trincas, rachaduras e mofos, além da colocação de forros no teto e serviços de jardinagem. Foram feitas ainda a instalação de ar condicionado, impermeabilização de cisternas e troca de ventiladores, pisos e telhas danificadas.



Com as obras, a unidade agora conta com dez salas, divididas entre salão de festas e atividades recreativas, recepção, sala do Bolsa Família, sala de reuniões, sala multiuso, sala da equipe de referência, coordenação e mais duas salas no segundo pavimento, além da cozinha e três banheiros. No CRAS são desenvolvidos os serviços do Programa de Atenção Integral à Família, tais como o acompanhamento familiar, encaminhamentos à rede de proteção e oficinas de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com grupos de canto, música, violão, brinquedoteca, ginástica, recreação dentre outras atividades socioeducativas destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.



Além do CRAS do bairro Balneário das Conchas, os outros cinco imóveis onde funcionam os CRAS do município também passarão por obras de manutenção e adaptação. A unidade no Balneário funciona na Rui Nicanor Pereira, s/n. Vale lembrar que, a despeito das obras, os atendimentos sociais e as oficinas não foram paralisados.