400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura de São Pedro da Aldeia assina termo de parceria com o Ministério Público Estadual

Por Mônica Marins em 07/05/2014
Imagem da Notícia: A prefeitura de São Pedro da Aldeia assinou o termo de parceria com o Ministério Público Estadual, a fim de estabelecer atuação conjunta dos órgãos, nos casos de atos infracionais cometidos por alunos, nas dependências das escolas públicas da Rede Municipal de Ensino ou que envolvam a comunidade escolar.

 

A prefeitura de São Pedro da Aldeia assinou o termo de parceria com o Ministério Público Estadual, a fim de estabelecer atuação conjunta dos órgãos, nos casos de atos infracionais cometidos por alunos, nas dependências das escolas públicas da Rede Municipal de Ensino ou que envolvam a comunidade escolar.

O documento foi assinado pelo prefeito Cláudio Chumbinho e pela promotora titular da 2ª Promotoria de Justiça de São Pedro da Aldeia Luciana Nascimento Pereira. Durante o evento a Secretaria Municipal de Educação fez o lançamento do projeto “Educação pela Paz” que será a filosofia de trabalho da secretaria durante o ano de 2014.

 

O prefeito Cláudio Chumbinho falou que no seu governo o investimento prioritário é na educação. Ele disse que na infância teve a sorte de encontrar pessoas que o ajudaram no caminho da educação e que também recebeu muito amor e carinho das pessoas que o cercavam e fez um pedido: “Vamos dar amor e carinho às nossas crianças, pois somente assim teremos a paz em nossas casas, escolas, cidades e país”. Cláudio Chumbinho também destacou a união da equipe de trabalho e reafirmou o compromisso de fazer tudo o que puder para o desenvolvimento de São Pedro da Aldeia.

O padre Nelson Siqueira Neves falou da importância da presença de Jesus Cristo na vida das pessoas para transformar o mundo em criaturas novas. Ele destacou o tema: “Louvamos e bendizemos a Deus pela oportunidade de trabalharmos a “Educação pela Paz”. O nosso país é cristão! Temos que vencer a violência e o mal em nossas cidades. Jesus nos transmitiu uma mensagem fundamental: “paz seja convosco”. Ensinar faz parte da cultura do povo brasileiro. Vamos unir forças em torno do amor, porque é do amor que brota a paz”, concluiu.

O secretário Evaldo Bittencourt abriu o discurso fazendo uma homenagem aos estudantes: “Este evento foi planejado tendo como alvo os alunos; não há sentido fazer eventos sem que os alunos sejam os atores principais”. O professor Evaldo fez uma breve reflexão sobre os conflitos vividos pela sociedade atual: segundo ele há um grande acúmulo de informações nas pessoas, mas somente o conhecimento não pode garantir qualidade de vida ao ser humano, que ainda mata. “Precisamos pensar na totalidade do problema. Sozinhos, estamos fadados ao fracasso. O momento exige parceria e luta coletiva e isto é possível”. Afirmou. Ao finalizar ele explicou o significado do verbo pazear: estabelecer paz ou harmonia. E filosofou: “Que hoje possamos estar pazeando a vida mais alegre, mais feliz e cheia de fé para impactar, assim, a vida das pessoas”. O secretário encerrou dizendo que a parceria da prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Ministério Público Estadual objetiva dar uma resposta mais rápida ao coletivo.

A Promotora de Justiça de São Pedro da Aldeia, Luciana Nascimento Pereira, disse que se sente “honrada e feliz por representar o Ministério Público nesta parceria”. Segundo ela o Brasil tem muitas carências, mas a principal é a educação. A promotora foi enfática ao afirmar: “É importante registrar que estamos aqui selando uma parceria com a “Educação”, mas, voltada para o exercício da cidadania. O nosso país só vai evoluir quando tivermos bons cidadãos e esse é o primeiro passo”, disse.

 

Na parte cultural do evento, a Escola de Artes Municipal, apresentou uma dança contemporânea representando “A criação”. Os alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino que fizeram parte da logomarca da “Educação pela Paz” foram apresentados à plateia e citaram frases alusivas ao tema: Raíssa Gastanes, Enzo Cartaxo e Gabriel Pereira foram muito aplaudidos.

O Grupo, Griô, do projeto “Construindo Saberes”, da Escola Municipal Catharina da Silva Cordeiro, de Cabo Frio, fez uma apresentação com percussão e danças afro-populares.

Os alunos da Escola Municipal Rubem Arruda Câmara, de São Pedro da Aldeia encerraram a programação com a coreografia da música: “Paz é a gente que faz”. Em seguida,  no palco,  foram soltas bolas brancas simbolizando a materialização da paz.

Diversas autoridades prestigiaram o evento: o vice-prefeito Iédio Rosa, a secretária adjunta de Educação Edlúcia Marques, a subsecretária de Educação Fátima Motta, a subsecretária de Diversidade, Inclusão e Educação Integral Ângela Sampaio, o secretário municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico Edmilson Bittencourt, o secretário municipal de Fazenda Marco Antônio Rodrigues dos Santos, o secretário municipal de Administração Antônio Carlos Teixeira Barreto, o secretário municipal de Ordem Pública Gilson da Costa, o diretor da Prevista Mario Cesar Cordeiro Pereira, a chefe do escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Gabriela Silgueiro, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Valter Cordeiro e o representante do Conselho Tutelar Luiz Medina.