400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura de São Pedro da Aldeia capacita funcionários para atuação em Programa Antitabagismo

Por Gabrielly Costa em 14/08/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde e da Coordenadoria de Tabagismo, realiza em parceria com a Prefeitura de Iguaba Grande um curso de capacitação para descentralização do Programa Antitabagismo, já existente em São Pedro da Aldeia, facilitando o acesso da população ao tratamento. Além de enfermeiros e técnicos de enfermagem, foram convidados outros profissionais com o objetivo de se criar uma equipe multidisciplinar. Cerca de 30 profissionais aldeenses participarão da capacitação, que será realizada no auditório da Policlínica Municipal, no centro da cidade. O curso é gratuito e acontece na segunda-feira (18), das 9h às 15h30.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde e da Coordenadoria de Tabagismo, realiza em parceria com a Prefeitura de Iguaba Grande um curso de capacitação para descentralização do Programa Antitabagismo, já existente em São Pedro da Aldeia, facilitando o acesso da população ao tratamento. Além de enfermeiros e técnicos de enfermagem, foram convidados outros profissionais com o objetivo de se criar uma equipe multidisciplinar. Cerca de 30 profissionais aldeenses participarão da capacitação, que será realizada no auditório da Policlínica Municipal, no centro da cidade. O curso é gratuito e acontece na segunda-feira (18), das 9h às 15h30.

 


Na ocasião, os profissionais participantes serão capacitados para atender e compreender a angustia e aflição daquela pessoa que busca se livrar da dependência química e psicológica que o cigarro ocasiona. Além disso, todos serão orientados sobre a abordagem do tratamento, alertados sobre os malefícios e informados dos benefícios ocasionados pelo abandono do vício. O tabagismo é considerado uma doença crônica e não transmissível, que leva muitas pessoas a morte.

"O Programa Antitabagismo funciona muito bem em nossa cidade. Ele já é realizado há algum tempo, nós conseguimos bons resultados e o Prefeito Cláudio Chumbinho oferece total apoio ao programa. O trabalho está sendo coordenado por uma enfermeira muito competente, que está desenvolvendo muito bem esse Programa, a Quizi. O melhor de tudo é que todas as pessoas que estão se envolvendo com o Programa em São Pedro da Aldeia estão, realmente, conseguindo diminuir o uso do cigarro ou mesmo parar com esse uso", disse a secretária de Saúde, Dra. Isaura Maria.

 

Enfermeira e Coordenadora do Programa, Quizi Maria discorre sobre a ação. “É interessante trocarmos informações em relação ao tratamento, métodos e avaliação, além de aproveitar o envolvimento que as coordenadorias de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande têm com as pessoas envolvidas diretamente nessa caminhada. As capacitações geralmente acontecem no Rio de Janeiro e, junto à Coordenação Estadual e com apoio das duas Secretarias de Saúde, decidimos aproximar profissionais dos municípios vizinhos para que haja uma troca de experiência entre eles. É importante a Prefeitura oferecer esse tipo de qualificação para que a população tenha uma boa assistência e o profissional da Saúde saiba acolher os pacientes de maneira humanizada, mostrando que há solução para o problema e que eles terão ajuda de todos nós”, afirmou.


 


São Pedro da Aldeia dispõe de tratamento, orientação e medicação gratuitos às pessoas que desejam parar de fumar, oferecidos pela Prefeitura Municipal. O programa é realizado em duas etapas. Na primeira fase, são marcados quatro encontros semanais com uma temática específica para cada sessão. Ao final do quarto encontro, é feita a distribuição da medicação gratuita, fornecida pelo Ministério da Saúde e repassada à população pelo município. Já a segunda etapa consiste em encontros quinzenais para acompanhamento.