400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura de São Pedro da Aldeia celebra Dia Mundial Sem Tabaco com ato de conscientização

Por Gabrielly Costa em 30/05/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (30) uma ação de conscientização na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão, no Centro da cidade. A medida marcou a comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado todo dia 31 de maio. As pessoas que visitaram a tenda montada na praça receberam folhetos informativos sobre tabagismo e tabagismo passivo. Na parte da manhã, foi realizada uma palestra sobre Síndrome de Abstinência com psicóloga Adriana Dutra seguida de dinâmica com os participantes. O trabalho de orientação e encaminhamento foi realizado das 8h30 às 16h. Cerca de 100 pessoas visitaram a tenda durante esse período.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (30) uma ação de conscientização na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão, no Centro da cidade. A medida marcou a comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado todo dia 31 de maio. As pessoas que visitaram a tenda montada na praça receberam folhetos informativos sobre tabagismo e tabagismo passivo. 



Na parte da manhã, foi realizada uma palestra sobre Síndrome de Abstinência com psicóloga Adriana Dutra, seguida de dinâmica com os participantes. O trabalho de orientação e encaminhamento foi realizado das 8h30 às 16h. Cerca de 100 pessoas visitaram a tenda durante esse período.



Enfermeira e Coordenadora do Programa Antitabagismo, Quizi Maria, discorre sobre a conscientização. “A nossa intenção é fazer com que a população se conscientize que o tabagismo é uma doença epidemiológica que mata muitas pessoas por ano e não tem cura, mas é passível de tratamento. A Saúde de São Pedro da Aldeia oferece tratamento para quem quer parar de fumar, por meio de reuniões estruturadas no Paismca, onde são realizados quatro encontros com uma temática específica para cada sessão. Um dos temas das reuniões é a Síndrome da Abstinência, o mesmo da palestra que realizamos hoje. A Síndrome da Abstinência se dá quando a pessoa para de fumar e começa a sentir algumas reações relativas à falta de nicotina no organismo, como mal-estar, dor de cabeça, irritabilidade, falta de paciência, entre outros. Abordamos essas situações nas reuniões em grupo no Paismca”, disse.



Cerca de 20 encaminhamentos foram realizados nesta sexta-feira e a equipe do Programa Antitabagismo dará sequência à ação na próxima terça-feira, de 8h30 às 9h30. As reuniões no Paismca abordam temas como Síndrome da Abstinência, métodos de parada, planejamento para não engordar, as melhores e os benefícios de parar de fumar, entre outros. A entrega de medicação é gratuita.