Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura de São Pedro da Aldeia encerra duas turmas do curso “Caminhos do Cuidado”

Por Gabrielly Costa em 03/07/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou as duas turmas do projeto “Caminhos do Cuidado”, formadas por agentes de saúde e técnicos de enfermagem da Atenção Básica. Promovida pelo Ministério da Saúde, o curso de qualificação ofereceu formação em Saúde Mental, crack, álcool e outras drogas. Ao todo, 100 profissionais da Saúde foram capacitados no tema. O último encontro aconteceu no auditório da Associação Comercial, Turística, Industrial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (ACIASPA), nesta sexta-feira (03).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou as duas turmas do projeto “Caminhos do Cuidado”, formadas por agentes de saúde e técnicos de enfermagem da Atenção Básica. Promovido pelo Ministério da Saúde, o curso de qualificação ofereceu formação em Saúde Mental, crack, álcool e outras drogas. Ao todo, 100 profissionais da Saúde foram capacitados no tema. O último encontro aconteceu no auditório da Associação Comercial, Turística, Industrial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (ACIASPA), nesta sexta-feira (03).



Tutora do Ministério da Saúde, Leila Ramos fez um balanço das turmas do município. "Foram duas turmas diferentes, mas igualmente comprometidas. Nós tivemos bons resultados em São Pedro da Aldeia, as duas turmas trouxeram suas demandas e o curso conseguiu identificar bem os desafios da rede. Nós continuamos a falar sobre redução de danos e cuidado com o paciente que tem a dependência química e o transtorno mental nesse último encontro", disse.



O curso teve carga horária de 60 horas, sendo 40h de atividades presencias e 20h práticas a serem realizadas nos territórios de atuação dos profissionais, e foi ministrado pelas tutoras Priscilla Messeder e Leila Ramos. Cada turma se reuniu uma vez por semana, totalizando cinco encontros ao todo. Os servidores que participaram da capacitação receberam alimentação e material didático, com bolsa, caneta, caderno de apoio e camisa, financiados pelo projeto. Além de certificado oferecido pelo Ministério da Saúde.



"A participação dos profissionais nas aulas foi uma característica particular e muito interessante nas turmas de São Pedro da Aldeia. Eles se dedicaram a todas as atividades de dispersão, que são aquelas realizadas no território, e isso demonstra o interesse do grupo de estar pensando essa rede de uma nova forma", falou Priscilla Messeder.



O projeto “Caminhos do Cuidado” foi organizado em três eixos temáticos: conhecendo o território, as redes de atenção, os conceitos, políticas e as práticas de cuidado em saúde mental; a caixa de ferramentas dos agentes comunitários de saúde (ACS) e auxiliares e técnicos de enfermagem (ATEnf); eixo transversal: reforma psiquiátrica, redução de danos e integralidade do cuidado como diretrizes para intervenção em saúde mental e no uso de álcool, crack e outras drogas.



Oferecido de forma gratuita pelo Ministério da Saúde, o curso “Caminhos do Cuidado” foi iniciado em 2013 e tem como base a política de atenção integral e cuidado com as pessoas que fazem uso prejudicial de drogas.