Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura de São Pedro da Aldeia inicia ações do “Outubro Rosa”

Por Luana Macêdo em 01/10/2014
Imagem da Notícia: Por meio da Secretaria de saúde, a Prefeitura aldeense realizou nesta quarta-feira (01), a cerimônia de abertura para as atividades do “Outubro Rosa” no município. O evento contou com a presença da primeira-dama e secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos , Ester Chumbinho, a subsecretária Olívia Sá e a secretária de Saúde, Isaura de Oliveira. A Casa de Saúde da Mulher, onde é realizado o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAIMSCA), foi completamente decorado em tons de rosa, que significam a luta contra o câncer de mama e colo uterino.

 

Por meio da Secretaria de saúde, a Prefeitura aldeense realizou nesta quarta-feira (01), a cerimônia de abertura para as atividades do “Outubro Rosa” no município. O evento contou com a presença da primeira-dama e secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos , Ester Chumbinho, a subsecretária Olívia Sá e a secretária de Saúde, Isaura de Oliveira. A Casa de Saúde da Mulher, onde é realizado o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAIMSCA), foi completamente decorado em tons de rosa, que significam a luta contra o câncer de mama e colo uterino.

 

A secretária de saúde, Isaura  Oliveira, destacou a união da equipe em prol das ações do “Outubro Rosa” no município. “Começamos a sensibilizar a população, para que tenham mais atenção ao combate e prevenção do câncer de mama e colo de útero. Estamos alertando para a incidência da doença e aumentando esses esclarecimentos durante o mês. Agradeço o empenho de toda a equipe da secretaria de saúde que se uniu para que o trabalho seja um sucesso em nossa cidade”, contou Isaura. 

Durante o mês de outubro, as ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero serão intensificadas em todas as unidades de saúde de São Pedro da Aldeia. De acordo com Bianca Frederico, Coordenadora da Saúde da Mulher, a equipe está mobilizada no município.

“O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAIMSCA), que é realizado na Casa da Mulher conta com mastologista, coleta de preventivo, avaliação clínica das mamas e marcação de mamografia dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. As mulheres podem procurar as unidades próximas de sua casa, pois todas no município terão ações preventivas intensificadas”, afirmou.

Usuária do PAIMSCA, Maria Tereza de Jesus, parabenizou o trabalho realizado na unidade dedicada à mulher.

“A equipe do PAIMSCA está de parabéns pelo atendimento dado aos pacientes e pelo carinho e respeito ao lembrar desse mês tão importante. A chave do sucesso é a prevenção, precisamos nos cuidar sempre, para manter corpo e mente sadios. Espero que todas as ações sejam sucesso com objetivo atingido”, destacou.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama e logo depois, se espalhou pelo planeta.