400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura de São Pedro da Aldeia participa da abertura do Projeto Forças no Esporte na BAeNSPA

Por Marianne Rodrigues em 07/06/2017
Imagem da Notícia: Os alunos e professores da E. M. Dulce Jotta de Souza, no bairro São João, e da E. Mz. Paineira, no Balneário, participaram nesta terça-feira (09) da abertura do Projeto Forças no Esporte 2017 (PROFESP). O evento aconteceu no auditório da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA). Desenvolvido pelo Ministério da Defesa com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, o programa tem como objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes, entre 10 e 15 anos, por meio da prática esportiva. O Secretário de Educação, prof. Walzi Sampaio, e a Vereadora Cláudia Gregório foram recebidos pelo Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. As oficinas terão início nesta quinta-feira (08).

Os alunos e professores da E. M. Dulce Jotta de Souza, no bairro São João, e da E. Mz. Paineira, no Balneário, participaram nesta terça-feira (09) da abertura do Projeto Forças no Esporte 2017 (PROFESP). O evento aconteceu no auditório da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA). Desenvolvido pelo Ministério da Defesa com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, o programa tem como objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes, entre 10 e 15 anos, por meio da prática esportiva. O Secretário de Educação, prof. Walzi Sampaio, e a Vereadora Cláudia Gregório foram recebidos pelo Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. As oficinas terão início nesta quinta-feira (08).



O secretário de Educação, Walzi Sampaio, destacou a alegria de estar em parceria com o PROFESP e a honra em fazer parte dessa missão. “O aspecto muito importante nesse programa é o moral. Os alunos hoje estão pequenininhos, mas quando estiverem mais velhos estarão no comando desse país. É importante aperfeiçoar a moralidade, buscar o que é direito e o que é certo, não aceitar caminhos que não sejam bons. Agradeço a Base Aeronaval da Marinha do Brasil e a presença de todos vocês. Antecipadamente, agradeço a garra pela qual os alunos vão se dedicar a essa oportunidade. Muito obrigado”, declarou.



 Ao todo, o projeto vai beneficiar 100 alunos da rede municipal de ensino, das Escolas Municipal Dulce Jotta de Souza e Municipalizada Paineira. As atividades estão previstas para ocorrerem duas vezes por semana, nas segundas e quintas-feiras, durante o turno da tarde. Nesses encontros, os jovens terão a oportunidade de praticar esportes e assistir a diversas palestras educativas, além de realizarem aulas de reforço e passeios culturais. As modalidades presentes no programa são futebol, natação, atletismo, judô, vôlei e basquete. A Secretaria de Educação disponibilizará o transporte dos alunos e a Marinha do Brasil dará o reforço alimentar para as crianças.



 De acordo com o coordenador militar do Projeto no núcleo de São Pedro da Aldeia, Tenente Sousa, a ação tem por objetivo usar o esporte como ferramenta na formação da cidadania, com honestidade, respeito, moral e companheirismo. “É tentar libertar as crianças dos maus hábitos para evoluir como cidadão, oferecendo práticas esportivas, aumentando a qualidade de vida, reduzindo a exposição aos riscos sociais, desenvolvendo valores sociais e melhorando a capacidade física”, afirmou.


O Projeto Forças no Esporte é uma vertente do programa Segundo Tempo, realizado em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário. Criado em 2003 pelo Governo Federal, o PROFESP tem como finalidade promover a inclusão social dos jovens de 10 a 15 anos, por meio da prática esportiva, como forma de realizar o desenvolvimento integral e contribuir para a cidadania e melhoria da qualidade de vida em áreas de vulnerabilidade social. As atividades, desenvolvidas por militares e profissionais especializados, são realizadas nas próprias unidades das Forças Armadas.