400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura de São Pedro da Aldeia participa de seminário sobre Educação Integral

Por Viviane Teixeira em 19/12/2014
Imagem da Notícia: Representantes do Comitê Municipal do Programa Mais Educação em São Pedro da Aldeia participaram, na terça-feira, dia 16 de dezembro, do III Seminário de Educação Integral do Comitê Territorial - RJ, realizado na UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O encontro contou com palestras que debateram a educação integral no estado e as ações promovidas dentro do Programa Mais Educação, do Governo Federal.


 

Representantes do Comitê Municipal do Programa Mais Educação em São Pedro da Aldeia participaram, na terça-feira, dia 16 de dezembro, do III Seminário de Educação Integral do Comitê Territorial - RJ, realizado na UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O encontro contou com palestras que debateram a educação integral no estado e as ações promovidas dentro do Programa Mais Educação, do Governo Federal.



Representaram São Pedro da Aldeia no seminário as colaboradoras da Secretaria Municipal de Educação – SEMED -, Leila Cardoso, que é assessora técnica e pedagógica dos Programas Federais, a coordenadora municipal dos Conselhos Escolares, Marilda Lima, a diretora municipal de Nutrição, Maria José Cardoso e a assessora do departamento de Prestação de Contas, Luciana Amorim.


De acordo com Leila Cardoso, o seminário foi uma forma de diálogo entre os municípios e o Ministério da Educação: “Participo do Comitê praticamente desde a sua formação e acredito que eventos como este ajudam muito no trabalho de desenvolvimento da educação integral, além de esclarecer sobre o financiamento e o funcionamento adequado dos programas educacionais”.


Ainda de acordo com Leila, desde agosto de 2014 o município de São Pedro da Aldeia, que hoje conta com 29 escolas dentro do Programa Mais Educação, possui um comitê próprio para discutir planejamento e ações relativas à educação integral. Formam o grupo, além do secretário municipal de Educação, professor Evaldo Bittencourt, e da secretária adjunta da pasta, Edlúcia Marques, representantes de coordenadorias municipais, da merenda escolar, da prestação de contas, do programa bolsa família, da supervisão escolar e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.


Desde o início das reuniões, o Comitê Municipal de Educação Integral/Mais Educação vem recebendo os gestores escolares para orientações e para sanar dúvidas, dá todo o suporte ao programa Mais Educação nas unidades escolares, orienta professores e planeja ações futuras.


Programa Mais Educação - O Programa Mais Educação refere-se à educação integral. Através deste programa do Governo Federal, para o qual o município de São Pedro da Aldeia foi contemplado, o aluno permanece na escola durante sete horas do dia, sendo quatro dessas horas dedicadas às atividades regulares e as outras três voltadas para oficinas culturais, esportivas e de reforço escolar. São aulas de acompanhamento pedagógico de letramento e matemática, e oficinas de esportes, danças, teatro, artesanato, entre outras. 


A rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia tem hoje 29 escolas contempladas com o Programa Mais Educação, e 4080 alunos dentro do programa. O número surpreende, já que, em 2013, quando teve início o Governo Cláudio Chumbinho, eram apenas 6 unidades escolares que contavam com o Mais Educação e 1034 alunos assistidos.