400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura de São Pedro da Aldeia prepara programação especial em prol do Outubro Rosa

Por Gabrielly Costa em 01/10/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia mais uma vez aderiu ao movimento mundial Outubro Rosa. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial voltada à conscientização e prevenção ao câncer de mama. As ações irão percorrer todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município com exposição de cartazes, palestras e orientações para a população. A primeira unidade a receber a mobilização será o CRAS Gelson Pinheiro, no bairro Rua do Fogo, no dia 14 de outubro, de 8h30 às 12h.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia mais uma vez aderiu ao movimento mundial Outubro Rosa. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial voltada à conscientização e prevenção ao câncer de mama. As ações irão percorrer todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município com exposição de cartazes, palestras e orientações para a população. A primeira unidade a receber a mobilização será o CRAS Gelson Pinheiro, no bairro Rua do Fogo, no dia 14 de outubro, de 8h30 às 12h.



A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, falou sobre a importância do movimento. “Hoje, em São Pedro da Aldeia, o Outubro Rosa é lei. É uma imensa alegria para nós estarmos envolvidos mais uma vez nesse movimento, que dá destaque a uma causa tão nobre. A luta contra o câncer de mama é constante e o nosso município não poderia ficar de fora dessa mobilização. Em parceria com as unidades de saúde, estamos mobilizando todos os CRAS e oferecendo à comunidade ações de conscientização e prevenção à doença”, disse.



A partir desta quinta-feira (01), os colaboradores da Assistência Social passarão a usar o laço cor-de-rosa, característico da campanha, e todos os equipamentos serão ornamentados com a temática. A programação nos CRAS envolve atividades na oficina de brinquedoteca, produção e exposição de cartazes pelos usuários e orientadores. Também serão realizadas palestras sobre autoestima e autocuidados com psicóloga, além da participação de um profissional da saúde prestando esclarecimentos para todas as participantes. Em parceria com a associação aldeense “Amigas da Mama”, a Prefeitura promoverá ainda apresentação de vídeos informativos e depoimentos de agentes do "Movimento Rosa".

 



De acordo com a diretora de Direitos Humanos, Alba Guimarães, a campanha Outubro Rosa visa dar mais informações sobre o combate ao câncer. “Este mês de outubro é especial em todo o mundo, na busca de estimular a conscientização e toda sociedade nesta prevenção. Nós, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através dos CRAS estaremos desenvolvendo várias atividades e palestras informativas de alerta e combate ao câncer de mama. Vamos dar um alerta à vida”, declarou.



Confira o calendário oficial de atividades nos CRAS:


·                    14/10/15 CRAS - Rua do Fogo - 8h30 às 12h

·                    16/10/15 CRAS - Morro do Milagre - 14h às 16h

·                    19/10/15 CRAS - São João - 9h às 12h

·                    20/10/15 CRAS - Alecrim - 9h às 11h30

·                    21/10/15 CRAS - Porto da Aldeia - 9h às 12h

·                    29/10/15 CRAS - Balneário - 9h às 12h