400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove capacitação em temas de Pediatria

Por Luana Macêdo em 06/05/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), promoveu nesta quarta-feira (6) uma capacitação sobre conjuntivite pediátrica, no prédio da Faetec. A palestra foi voltada para enfermeiros das unidades de saúde, médicos do programa federal “Mais Médicos” e da área de abrangência do NASF. A próxima capacitação será realizada no dia 17 de junho, no mesmo local, com o tema “Gastroenterite, Diarréia e Verminoses”.


 

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), promoveu nesta quarta-feira (6) uma capacitação sobre conjuntivite pediátrica, no prédio da Faetec. A palestra foi voltada para enfermeiros das unidades de saúde, médicos do programa federal “Mais Médicos” e da área de abrangência do NASF. A próxima capacitação será realizada no dia 17 de junho, no mesmo local, com o tema “Gastroenterite, Diarréia e Verminoses”.



A Coordenadora do NASF, Catarina Rosa, falou das etapas da capacitação pediátrica.

 

“O encontro faz parte da capacitação dividida em temas relacionados à pediatria e acontece mensalmente. Temos o objetivo de aumentar o cuidado com a atenção básica, no contexto da Saúde da Criança. Além das aulas os profissionais contam com espaço para discussão de casos e apoio matricial”, disse a coordenadora no núcleo.

 


A palestrante Samantha Antoin Serrano, pediatra do NASF, falou do ciclo de palestras apresentadas no município.

 

 “Os temas foram estabelecidos de acordo com o Ministério de Saúde e as definições da Saúde da Criança. Essa capacitação está abordando assuntos comuns da pediatria nas unidades. Todos esses assuntos formam um ciclo que se estenderá até setembro, com as reuniões ocorrendo a cada mês”, afirmou a pediatra.


 

Durante o encontro foram abordadas as urgências oftalmológicas, cuidados e sintomas da conjuntivite, tipo da doença e tratamento adequado e demais assuntos relacionados aos casos clínicos. Já foram realizadas cinco etapas de capacitação, abordando os temas pediátricos “Puericultura”, “Crescimento e Desenvolvimento”, “Obesidade e Desnutrição”, “Infecção de Vias Aéreas Superiores e Pneumonia”.