400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza capacitação em testes rápidos de diagnósticos

Por Luana Macêdo em 21/08/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (21) a primeira capacitação em testes rápidos de diagnóstico em HIV, Sífilis, Hepatite B e C. A capacitação, que aconteceu na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), foi ministrada pela Multiplicadora Estadual, Janete Rangel, com meta para descentralização estabelecida juntamente pelo grupo de trabalho da Rede Cegonha e o Programa Estadual de DST/HIV/Hepatites. A segunda etapa será realizada no dia 04 de setembro.


 A Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (21) a primeira capacitação em testes rápidos de diagnóstico em HIV, Sífilis, Hepatite B e C. A capacitação, que aconteceu na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), foi ministrada pela Multiplicadora  Estadual, Janete Rangel, com meta para descentralização estabelecida juntamente pelo grupo de trabalho da Rede Cegonha e o Programa Estadual de DST/HIV/Hepatites. A segunda etapa será realizada no dia 04 de setembro.



“Nosso primeiro passo é capacitar pelo menos um profissional das unidades básicas de saúde (UBS) e estratégias de saúde da família (ESF), posteriormente a capacitação será voltada para atenção secundária e de urgência e emergência. Essa ação facilitará o diagnóstico precoce e consequentemente o controle no município”, afirmou Janete Rangel, Multiplicadora Estadual e Coordenadora Municipal de Programas.


 

Vale lembrar que a secretaria de saúde realizou no mês de julho testes rápidos em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foram realizados ainda exames que detectam doenças como anemia falciforme, hemocromatose e talassemia, em crianças de creches municipais.