Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza exames em alunos da rede pública para implantar o NutriSUS

Por Luana Macêdo em 13/08/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria de saúde, realizou exames para a implantação do NutriSUS, do programa federal Saúde Escolar. O exame detecta doenças como anemia falciforme, hemocromatose e talassemia. A ação foi realizada com crianças da Creche Municipal Dona Chica, na Unidade de Saúde do bairro Fluminense. Cerca de trinta alunos já passaram pelo teste e a ação terá continuidade nesta sexta-feira (14). A próxima unidade a receber a mobilização será o posto de saúde do bairro Poço Fundo, atendendo às crianças da creche Tia Márcia.


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria de saúde, realizou  exames para a implantação do NutriSUS, do programa federal Saúde Escolar. O exame detecta doenças como anemia falciforme, hemocromatose e talassemia. A ação foi realizada com crianças da Creche Municipal Dona Chica, na Unidade de Saúde do bairro Fluminense. Cerca de trinta alunos já passaram pelo teste e a ação terá continuidade nesta sexta-feira (14). A próxima unidade a receber a mobilização será o posto de saúde do bairro Poço Fundo, atendendo às crianças da creche Tia Márcia.



Os exames realizados tem o objetivo de identificar a presença das doenças citadas, a fim de possibilitar a inclusão dos micronutrientes na alimentação infantil, por meio do NutriSUS. A ação faz parte do programa federal Saúde Escolar, realizado pelo Ministério da Saúde. Em cerca de uma semana os resultados estarão prontos.



“Fizemos os exames em 30 crianças, para saber se as mesmas podem receber inclusão dos micronutrientes. Caso o teste aponte positivo a criança não pode passar pela inclusão. O programa federal auxilia no combate da anemia falciforme e também no reforço na primeira infância, de 1 a 5 anos, com um melhor desenvolvimento cognitivo. Nossa ação passará na próxima semana pela creche Tia Márcia, no Poço Fundo”, afirmou a Coordenadora de Programas da Secretaria de Saúde, Janete Rangel.



O NutriSUS tem como objetivo potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção, o controle das deficiências nutricionais e a fortificação da alimentação infantil. A ação foi lançada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, consistindo na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches municipais.