Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza reunião sobre E-SUS Atenção Básica

Por Luana Macêdo em 22/04/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria de saúde, realizou uma reunião de esclarecimento e orientação sobre o programa E-SUS Atenção Básica (E-SUS AB). O encontro foi direcionado para os agentes comunitários de saúde do município aldeense. Houve ainda a entrega do uniforme dos Agentes Comunitários de Saúde, adquiridos pelo município, visando a melhoria da qualidade de assistência da equipe. A reunião foi realizada na Associação Comercial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (Aciaspa) e contou com a presença da Subsecretária de Atenção Básica, Mary Lane Madureira e a Coordenadora da Saúde da Família, Karine Doutor.



A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria de saúde, realizou  uma reunião de esclarecimento e orientação sobre o programa E-SUS Atenção Básica (E-SUS AB). O encontro foi direcionado para os agentes comunitários de saúde do município aldeense. Houve ainda a entrega do uniforme dos Agentes Comunitários de Saúde, adquiridos pelo município, visando a melhoria da qualidade de assistência da equipe. A reunião foi realizada na Associação Comercial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (Aciaspa) e contou com a presença da Subsecretária de Atenção Básica, Mary Lane Madureira e a Coordenadora da Saúde da Família, Karine Doutor.



O E-SUS Atenção Básica é um software gratuito criado pelo Ministério de Saúde e oferecido para as cidades, afim de auxiliar os gestores municipais. A plataforma implanta o prontuário eletrônico que reúne todo o histórico de atendimento dos pacientes. Além disso, oferece soluções para controle de estoques de medicamentos e insumos, agendamento de consultas e monitoramento do cumprimento da carga horária dos profissionais de cada unidade.



Subsecretária de Atenção Básica, Mary Lane Madureira, esclareceu a implantação do programa no município. 



“Iniciamos o processo de implantação do E-SUS AB em nove equipes de saúde da família em São Pedro da Aldeia, a partir dessa reunião vamos saber dos agentes comunitários de saúde, que são responsáveis pelo cadastro das famílias, quais são as principais dúvidas, a aceitação em relação as equipes e fazer os esclarecimentos devidos. O E-SUS é um sistema de produção da Atenção Básica e vem para substituir os antigos sistemas. Por meio do E-SUS vamos implantar todos os dados de produção das unidades e também verificarmos nossos indicadores de saúde”, disse Mary Lane.