400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza segundo encontro do PNAIC

Por Marianne Rodrigues em 10/04/2018
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o segundo encontro da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de Matemática e Linguagem. Cerca de 200 profissionais do primeiro segmento da rede de ensino municipal, entre educadores do 1º ao 3º ano e supervisores pedagógicos, participaram da reunião. Os encontros são realizados de forma mensal no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o segundo encontro da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de Matemática e Linguagem. Cerca de 200 profissionais do primeiro segmento da rede de ensino municipal, entre educadores do 1º ao 3º ano e supervisores pedagógicos, participaram da reunião. Os encontros são realizados de forma mensal no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).


 

 A pauta do segundo encontro teve como objetivo compreender a importância de organizar as práticas pedagógicas com base na Proposta Curricular 2018 e nos direitos de aprendizagem, refletir sobre as estratégias a serem utilizadas com base nos objetos de conhecimento da proposta curricular, além de valorizar o processo de organização das ações pedagógicas por meio da utilização de recursos eficazes na aprendizagem dos educandos.


 

De acordo com o formador Jucelino Ramalho, o PNAIC trabalha de forma a orientar e direcionar o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas da rede com base nos referenciais teóricos e documentos normativos da Educação. “Nosso segundo encontro de formação trabalhou a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a nova proposta da rede de ensino do município, trazendo contribuições significativas para a aplicação dessa nova proposta de forma a contemplar os direitos de aprendizagem dos nossos alunos”, disse.


 

 Na formação de Matemática, os educadores fizeram letramento literário e resgate da memória, onde cada cursista teve que fazer uma linha do tempo de três momentos marcantes em sua vida, além de atividades em grupo e avaliação do dia. Já na formação de Linguagem, os educadores construíram o alfabeto de rótulos da turma, apresentaram as atividades pedagógicas e fizeram um relato reflexivo.


 

As aulas de Linguagem são comandadas pelos formadores do PNAIC Jucelino Ramanho, Renata Castro, Valma Freire e Jucélia Barreto, enquanto Vânia Gonçalves e Iara Azevedo ministram a turma de Matemática.