Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura debate Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Por Raíra Morena em 19/09/2014
Imagem da Notícia: Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado neste domingo (21), a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a Saúde e Educação, organizou uma comissão de debates sobre o tema. Coordenado pela Subsecretária de Assistência Social, Olívia Sá, o Grupo de Trabalho terá como objetivo levantar propostas de ação nos diversos setores visando melhorar os atendimentos prestados à população portadora de deficiência no município. A primeira reunião será nesta terça-feira (23), às 9h, na sede da Secretaria, na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 19, no Centro da cidade.

                Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado neste domingo (21), a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a Saúde e Educação, organizou uma comissão de debates sobre o tema. Coordenado pela Subsecretária de Assistência Social, Olívia Sá, o Grupo de Trabalho terá como objetivo levantar propostas de ação nos diversos setores visando melhorar os atendimentos prestados à população portadora de deficiência no município. A primeira reunião será nesta terça-feira (23), às 9h, na sede da Secretaria, na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 19, no Centro da cidade.

Desde 2007 envolvida com o Movimento Social das Pessoas com Deficiência, a Subsecretária de Assistência Social, Olívia Sá, ressaltou a importância da discussão pública em parceria com os diversos setores da sociedade. “É muito importante produzirmos de forma participativa, refletindo e tornando público esse debate. O histórico no nosso país mostra uma intensa segregação das pessoas com deficiência, na maioria das vezes tratados como pessoas limitadas, incapazes. Na verdade, antes de tudo estamos falando de pessoas, com todos os direitos preconizados em Lei, assim como as pessoas não portadoras de deficiência. Por isso a importância de chamar à cidadania, ao direito à igualdade e ao respeito às diferenças, criando uma política municipal mais inclusiva, de integração, trazendo essa população para o nosso meio”, disse.

O Grupo de Trabalho vai reunir representantes técnicos da própria Secretaria, além de membros da Educação e da Saúde, em um trabalho de gestão intersetorial. “Durante os encontros, vamos trabalhar coletivamente em cima de dois principais eixos, o da reflexão e o da ação. No primeiro momento, vamos refletir sobre o panorama atual do município para, então, traçarmos metas e planos de ação em cada setor, para qualificar a nossa rede de atendimento e melhorar a qualidade de vida dessa população. A proposta é que possamos construir uma política municipal de atendimento à pessoa com deficiência”, destacou a Subsecretária.

Em dezembro de 2011, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNPD), lançou um filme-documentário sobre a história do movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência no Brasil, com a participação de lideranças da área, entre elas especialistas e pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva e múltipla. Trazendo depoimentos, fotos e reportagens, o filme traça um histórico do surgimento do movimento social até os dias atuais. Para assistir ao vídeo, acesse: http://www.deficienteciente.com.br/2012/08/filme-documentario-sobre-historia-do-movimento-politico-das-pessoas-com-deficiencia.html    

Tópicos: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência