400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura elabora Plano Municipal de Saúde para 2014-2017

Por Raíra Morena em 04/09/2013
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Saúde, finalizou a elaboração do Plano Municipal de Saúde, que apresenta as diretrizes para a gestão municipal da saúde no período de 2014 a 2017. Cerca de 30 profissionais de diferentes áreas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde estiveram envolvidos na concepção do documento, que vai nortear as ações da Saúde para os próximos anos. O Plano já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde em reunião extraordinária realizada na última quarta-feira (28). Já no dia 16 de setembro, técnicos da Atenção Básica, Atenção Especializada e Administração da Saúde promoverão a primeira reunião para a elaboração da Programação Anual de Saúde 2014. O encontro acontecerá a partir das 9h, no Centro de Estudos da Policlínica, localizado à Rua Adolfo Silveira, s/nº, no Centro da cidade.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Saúde, finalizou a elaboração do Plano Municipal de Saúde, que apresenta as diretrizes para a gestão municipal da saúde no período de 2014 a 2017. Cerca de 30 profissionais de diferentes áreas técnicas da Secretaria estiveram envolvidos na concepção do documento, que vai nortear as ações da Saúde para os próximos anos. O Plano já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Já no dia 16 de setembro, técnicos da Atenção Básica, Atenção Especializada e Administração da Saúde promoverão a primeira reunião para a elaboração da Programação Anual de Saúde 2014. O encontro acontecerá a partir das 9h, no Centro de Estudos da Policlínica, localizado à Rua Adolfo Silveira, s/nº, no Centro da cidade.

 

O Subsecretário de Administração da Saúde, Moacyr Torres, ressaltou a importância da elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS). “O Plano apresenta uma breve análise situacional do município, com informações gerais das condições em que vive a população aldeense, dados dos principais indicadores de morbimortalidade, metas e objetivos a serem alcançados nos próximos anos para atender as demandas identificadas. Esse instrumento vai nortear as nossas ações, medidas e iniciativas para o cumprimento dos preceitos do SUS na esfera municipal. Por isso, a concepção desse Plano é de fundamental importância”, disse.

 

 

O PMS também orienta a definição do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes  Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual. Para a elaboração do Plano, foram formados Grupos de Trabalho de Planejamento em Saúde em cada uma das áreas técnicas da Secretaria: Imunização, Nutrição, Tuberculose/Hanseníese, Vigilância Ambiental, Vigilância em Saúde, Saúde da Família, Humanização, Atenção Especializada, Urgência e Emergência, Saúde Bucal, Vigilância Sanitária, Atenção Básica, Hiperdia, Saúde do Trabalhador, Fisioterapia, Saúde Menta, Atenção Básica, DST/AIDS, Farmácia, PAISMCA, CRAA, Policlínica, Laboratório Municipal e Hemoterapia.

 

 

Todas as propostas foram construídas levando em consideração os cinco eixos estruturantes do Sistema Único de Saúde: a participação social, intersetorialidade, informação e comunicação em saúde, legislação e financiamento da participação e do controle social. Segundo Moacyr, no dia 16 de setembro, os Grupos de Trabalho voltarão a reunir-se para a elaboração da Programação Anual de Saúde. “Vamos desmembrar detalhadamente todas as propostas estabelecidas no PMS para construir uma programação anual na área de Saúde em São Pedro da Aldeia”, explicou.

Tópicos: Atenção Básica , PMS , PPA , Programação Anual de Saúde