Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura elabora Plano Municipal de Saúde para 2014-2017
RSS
Por Raíra Morena em 04/09/2013

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Saúde, finalizou a elaboração do Plano Municipal de Saúde, que apresenta as diretrizes para a gestão municipal da saúde no período de 2014 a 2017. Cerca de 30 profissionais de diferentes áreas técnicas da Secretaria estiveram envolvidos na concepção do documento, que vai nortear as ações da Saúde para os próximos anos. O Plano já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Já no dia 16 de setembro, técnicos da Atenção Básica, Atenção Especializada e Administração da Saúde promoverão a primeira reunião para a elaboração da Programação Anual de Saúde 2014. O encontro acontecerá a partir das 9h, no Centro de Estudos da Policlínica, localizado à Rua Adolfo Silveira, s/nº, no Centro da cidade.

 

O Subsecretário de Administração da Saúde, Moacyr Torres, ressaltou a importância da elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS). “O Plano apresenta uma breve análise situacional do município, com informações gerais das condições em que vive a população aldeense, dados dos principais indicadores de morbimortalidade, metas e objetivos a serem alcançados nos próximos anos para atender as demandas identificadas. Esse instrumento vai nortear as nossas ações, medidas e iniciativas para o cumprimento dos preceitos do SUS na esfera municipal. Por isso, a concepção desse Plano é de fundamental importância”, disse.

 

 

O PMS também orienta a definição do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes  Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual. Para a elaboração do Plano, foram formados Grupos de Trabalho de Planejamento em Saúde em cada uma das áreas técnicas da Secretaria: Imunização, Nutrição, Tuberculose/Hanseníese, Vigilância Ambiental, Vigilância em Saúde, Saúde da Família, Humanização, Atenção Especializada, Urgência e Emergência, Saúde Bucal, Vigilância Sanitária, Atenção Básica, Hiperdia, Saúde do Trabalhador, Fisioterapia, Saúde Menta, Atenção Básica, DST/AIDS, Farmácia, PAISMCA, CRAA, Policlínica, Laboratório Municipal e Hemoterapia.

 

 

Todas as propostas foram construídas levando em consideração os cinco eixos estruturantes do Sistema Único de Saúde: a participação social, intersetorialidade, informação e comunicação em saúde, legislação e financiamento da participação e do controle social. Segundo Moacyr, no dia 16 de setembro, os Grupos de Trabalho voltarão a reunir-se para a elaboração da Programação Anual de Saúde. “Vamos desmembrar detalhadamente todas as propostas estabelecidas no PMS para construir uma programação anual na área de Saúde em São Pedro da Aldeia”, explicou.

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086