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Prefeitura empossa aprovados em concurso público
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Por Raíra Morena em 24/04/2015

         A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou, nesta sexta-feira (24), a primeira cerimônia de posse de candidatos aprovados no concurso público de 2014. Ao todo, foram empossados 15 profissionais, dentre os cargos de agentes administrativos, auxiliares de serviço geral, auxiliares de cozinha, assistentes sociais, vigias, psicólogos e motorista. O quantitativo preenche o quadro de servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Os profissionais admitidos vão atuar no Abrigo Municipal para Crianças e Adolescentes, que será inaugurado no dia 5 de maio. Representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, o Secretário de Administração, Antônio Carlos Teixeira, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho e a Diretora de Recursos Humanos, Ângela Valadão, estiveram presentes para dar as boas-vindas e as primeiras orientações aos novos funcionários públicos. Já nesta segunda (27) e terça-feira (28), os servidores passarão por um curso de capacitação técnica na sede da Secretaria de Assistência Social, das 9h às 12h.



De acordo com o Secretário de Administração, Antônio Carlos Teixeira, a Prefeitura convoca novos servidores na medida em que surge a necessidade. “Esse é o primeiro grupo convocado e admitido na condição de servidores. Esses profissionais foram convocados por uma questão de necessidade e de atendimento a uma determinação judicial, de modo que a gente viabilize a abertura e o funcionamento do Abrigo Municipal. Esta cerimônia é a formalização da posse dos servidores públicos, ocasião em que os funcionários assinam os documentos e recebem também esclarecimentos sobre os direitos e deveres inerentes aos cargos. A partir de hoje, esses funcionários ficarão à disposição da Secretaria. Desejamos muito sucesso nesta nova tarefa”, finalizou o Secretário, presente no evento representando o Prefeito, que não pôde comparecer devido à agenda fora do município.



Na ocasião, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, destacou a admissão dos novos funcionários públicos. “É com muita alegria que recebemos esses servidores que, a partir de agora, farão parte da equipe de Assistência Social do município. Contamos com o comprometimento e a sensibilidade de cada profissional na execução de suas funções, contribuindo para que o atendimento à população seja cada vez mais eficiente e humanizado. São cargos de grande importância, principalmente porque são servidores que vão trabalhar diretamente com o público de maior vulnerabilidade social, que são as nossas crianças e adolescentes. Que todos sejam muito bem-vindos”, disse.



A Subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, também esteve presente para receber a equipe do Abrigo. “Esse é um momento muito importante para todos nós. Esses profissionais vão abrir um equipamento novo da Assistência Social, o primeiro serviço de proteção social especial de alta complexidade dentro da nossa política, que marca o compromisso da atual gestão com o atendimento à demanda existente de crianças e adolescentes em situação de risco. Já na semana que vem, estaremos promovendo uma capacitação técnica, com o objetivo de orientar e tirar dúvidas sobre o funcionamento desse equipamento. Além disso, a nossa proposta é, ainda na próxima semana, levá-los para uma visita ao Abrigo para que cada servidor possa não só conhecer, mas também começar a organizar os espaços internos da melhor forma”, disse.



Com aspecto semelhante ao de uma residência, o Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes será destinado ao acolhimento temporário de jovens, entre 12 e 18 anos de idade, sob medida de proteção, afastados da família de origem por determinação judicial, que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos. O imóvel, situado na Rua Assuruá, no bairro Balneário, passou por uma série de serviços de manutenção e reforma geral. A unidade terá capacidade para atender 20 jovens e contará com atividades recreativas e socioeducativas, visando favorecer o convívio familiar e comunitário. A instalação do Abrigo seguiu a todas as regulamentações nacionais, materializadas através do Plano Municipal de Acolhimento, e será feita com verbas decorrentes de repasse feito pelo Governo Federal à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.



Um dos concursados convocados, Renato Antônio Lourenço falou sobre as expectativas para o início do trabalho. “É um sonho realizado. Esse é um dia histórico tanto para a Prefeitura quanto para nós, que batalhamos tanto por essa vaga. A expectativa é muito grande, era o que eu mais queria. Pretendo trabalhar com muito ânimo, disposição e vontade de fazer o melhor por São Pedro da Aldeia, um município que vem crescendo e se desenvolvendo bastante. Sei que temos direitos e deveres a cumprir e estou preparado para isso. Nós funcionários que estamos entrando temos que estar a par de tudo”, disse o empossado no cargo de Vigia.



Aprovada em primeiro lugar para o cargo de psicóloga, Luiza Brand também compareceu para a posse. “Esse é o primeiro concurso que eu faço, é tudo muito novo, mas está sendo bem interessante. Gostei da proposta de ser um Abrigo, acho que vai ser uma experiência nova, uma oportunidade para que possamos construir um trabalho em conjunto”, disse a jovem de 29 anos.



Após a assinatura dos termos, os servidores receberam orientações sobre acumulação de cargos, normativas, decretos e o Estatuto dos Servidores Públicos, a lei maior do funcionalismo público municipal, que trata sobre os direitos, deveres, atribuições, regras de assuntos voltados às carreiras, tempo de serviço, pagamento e benefícios. Também foram esclarecidas outras questões específicas, tais como o estágio probatório – o período de três anos no qual a aptidão e a capacidade dos servidores concursados serão avaliadas de acordo com critérios de assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade e capacidade técnica para a função.

“É muito importante que os novos servidores tomem ciência das obrigações legais e dos compromissos que devem ter com a vida funcional. Durante esse estágio probatório, é fundamental que o servidor atenda aos requisitos exigidos para a comprovação da aptidão para o cargo. Ao longo deste período, esses critérios vão ser avaliados por uma comissão, responsável por produzir um relatório do desempenho de cada funcionário, que será entregue à Administração a cada seis meses”, destacou a diretora de Recursos Humanos, Ângela Valadão, lembrando também que todos os documentos citados estão disponíveis online, no site da Prefeitura.

Os candidatos aprovados foram contatados por meio do edital de convocação publicado no site da Prefeitura. Já na próxima segunda (27) e terça (28), os novos servidores concursados passarão por um treinamento específico sobre o Abrigo Municipal, na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Hermógenes Freire da Costa, n° 19, no Centro da cidade. Também esteve presente na cerimônia de posse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Iguaba Grande e de São Pedro da Aldeia, Ademir Martins.

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